top of page

Salta e Mendoza

Foto do escritor: Luiz Marcos FernandesLuiz Marcos Fernandes

Descubra o melhor das vinícolas da Patagônia

Aproveite para conhecer as vinicolas de Salta com produtos de qualidade única - foto Divulgação

Os apreciadores de um bom vinho já sabem. As vinícolas de Mendoza e Salta são uma referência indiscutível em termos de preço e qualidade. Salta é o estado argentino responsável pelo quê de tradição das uvas argentinas. As primeiras videiras do lugar foram introduzidas no século 17, pelos jesuítas. A altitude do local varia entre 1.750m e 3.050m acima do nível do mar ; é a região vitivinícola mais alta do mundo.Mendoza vive da fama do vinho. A região é responsável por 80% da produção interna ; número que garante ao país o título de quinto produtor mundial. De altitude média e solo árido, a cidade conhecida como ;adega da Argentina; fica aos pés da Cordilheira dos Andes e conta com mais de 100 vinícolas abertas à visitação. Luján de Cuyo, localizada na zona central de Mendoza, é conhecida como La Tierra del Malbec.

Paisagens de tirar o fôlego nos arredores de Salta - foto Divulgação

Em Salta, há uma região vitivinícola onde ocorre a chamada Ruta del Vino de Altura e que tem vinhedos a mais de 3.000 metros de altitude. Paisagens assombrosas, povoados históricos, artesanatos, arqueologia e uma gastronomia autóctone se soman a serviços de excelência e mais de 40 vinícolas para visitar.  Destaque para o premiado vinho branco Torrontés que é a variedade insígnia de Salta. A cidade em si já é uma atração. Na região central destaque para a Plaza 9 de Julio, uma elegante praça repleta de cafés e rodeada pela Catedral de Salta, de estilo neoclássico, e pelo El Cabildo, uma câmara municipal do século XVIII transformada em museu histórico.

O Trem das Nuvens é uma viagem inesquecível - foto Divulgação

Do vinho aos passeios. Um programa imperdível é o Trem das Nuvens. É uma viagem que combina um primeiro bonde por uma estrada através da Quebrada del Toro com paradas fotográficas em pontos panorâmicos, para depois embarcar, na estação de San Antonio de los Cobres, na experiência mágica do trem através da Puna Saltenha até chegar ao famoso Viaduto La Polvorilla, que foi construído a 4.220 metros de altura sobre o nível do mar, com 225 metros de largura em curva e com altura máxima de 63 metros.

Salta tem também uma importante rede de museus cujo principal objetivo é resgatar, conservar, investigar e divulgar seu patrimônio cultural. Por lá você pode visitar o Museu Güemes, o Museu de Arqueologia de Alta Montanha (que tem como principal atrativo as mães de Los Niños del Llullaillaco), o Museu de Belas Artes, o Museu Histórico do Norte, entre outros. 

Aproveite para conhecer os mercados e feiras em Salta te permitem descobrir sua cultura e tradição com produtos artesanais de alta qualidade, como tecidos de lã de lhama e vicunha, bem como produtos de couro e linóleo, peças de cerâmica criadas por artesãos locais, artigos de jóias tradicionais e contemporâneos, e objetos decorativos e funcionais criados com madeira local.

Se a fome apertar vale a dica: Entre os pratos mais típicos, as empanadas saltenhas de carne cortadas na faca ocupam um lugar especial por sua preparação tradicional e sabor incomparável. O "asado", as "humitas", os "tamales" cheios de carne enrolados em palha de milho e o imperdível locro. O melhor casamento para sua gastronomia são seus “vinhos de altura” tintos e brancos.Para mais informações sobre Salta, capital, e suas atrações, siga: Web: www.turismosalta.gov.ar e Facebook: https://www.facebook.com/Visit.Salta   Twitter: https://twitter.com/SaltaVisit ; Instagram: https://www.instagram.com/visitsalta/   Youtube: http://www.youtube.com/user/SaltaPromo.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Reino Unido

Costa Rica

Bahamas

Comments


bottom of page