top of page

Eventos

Confira os principais eventos que acontecem no primeiro  semestre deste ano e aproveite!

Festas Juninas movimentam turismo no Nordeste a partir deste mês

Pode ser Caruaru no agreste pernambucano, ou quem sabe Salvador, na capital baiana. Isso sem falar em Campina Grande na Paraíba ou João Pessoa, em Sergipe. O cenário é um só: quadrilhas com suas danças típicas, apresentação de grupos folclóricos, “arraiá” com muito sanfoneiro para todas as idades, além de comidas típicas regionais. O São João já começou com muita animação e se estende até o final de junho ao longo de todo o Nordeste. Confira aqui, algumas novidades previstas para a temporada junina.

Caruaru, o melhor do agreste pernambucano

 

A programação oficial do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem como tema: "A Evolução do Barro". A folia se estenderá por 72 dias – e só termina no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Entre as novidades, além da estreia de uma temática específica, o São João 2024 ainda conta com uma atração internacional e mais dois polos adicionados em relação à edição do ano passado. Pela primeira vez, o "Maior e Melhor São João do Mundo" adota um tema que marca a edição. O evento é marcado pelas apresentações culturais em diferentes pontos da zona rural do município, como a Quadrilha Tradicional Arrasta Pé e o grupo de dança Flor do Barro. No Polo Azulão, espaço destinado à música alternativa, estão confirmadas as presenças de Jorge Aragão, Marcelo D2 e Sandra Sá.

 

No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o principal palco da festa, os shows acontecerão entre os dias 1º e 29 de junho. Joelma, João Gomes, Luan Santana, Carlinhos Brown, Maiara e Maraisa e Claudia Leitte são alguns dos artistas nacionais que vão agitar o público. Double You, grupo italiano que bombou na década de 1990, será a primeira atração internacional do São João de Caruaru. O quinteto europeu se apresenta no Dia dos Namorados, ao lado de Roupa Nova, Calcinha Preta e Amado Batista.

Trem do Forró

 

 

 

 

 

 

 

Dia 8 de junho o tradicional Trem do Forró faz a primeira viagem da temporada de 2024, partindo do Recife com destino ao Cabo de Santo Agostinho. 

 

Em seus vagões animados, embalados por muito xote, baião, xaxado e forró pé-de-serra, o trem repetirá o percurso de 84 km (ida e volta) nos dias 9, 15, 16, 22 e 23 de junho, para aqueles apaixonados pelas festas juninas. Quem comprar seu passaporte para o Trem do Forró ganhará kits compostos por pulseira e camisa. 

 

Em cada vagão, trios de forró pé-de-serra animam os passageiros. A estrutura conta, ainda com bar.Na chegada ao Cabo, o público é recepcionado por quadrilha junina e levado ao Pátio de Lazer, ao lado da Estação Central. No local, os passageiros podem apreciar a típica gastronomia junina de Pernambuco e apresentações culturais.

 

O ingresso para embarcar nessa viagem forrozeira custa R$ 190 (valor único) e pode ser adquirido no site oficial: https://tremdoforro.com.br/.

Papangu de Bezerros, tradição das festas juninas  - foto divulgação Setur-PE.jpeg
Festa em Caruaru.jpeg
Trem do Forró - foto Divulgação.jpeg
Festa em Campina Grande na Paraíba - foto Divulgação.jpeg

Campina Grande, o maior São João do Mundo

 

 

 

 

Uma das maiores festas juninas já tem data pra acontecer: o São João de Campina Grande de 2024 está maior do que nunca, com 33 dias de duração. Na programação, dezenas de shows de artistas locais e nacionais celebrando o melhor da cultura nordestina. Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Xand Avião, Padre Fábio de Melo, Sorriso Maroto e Pedro Sampaio são alguns dos nomes já confirmados.

De 29 de maio e 30 de junho, este ano promete ser ainda mais emocionante e repleto de grandes nomes da música nordestina e nacional. Autointitulado “O Maior São João do Mundo”, o São João de Campina Grande completa 41 anos de história em 2024, sendo um dos eventos mais esperados do ano. A festa reúne milhões de pessoas no estado da Paraíba, incluindo turistas que estão em busca de diversão e imersão cultural. A entrada ao Parque do Povo, onde acontecem os shows, é gratuita, mas é possível adquirir ingressos para áreas reservadas e camarotes por valores a partir de R$80. A venda antecipada já está disponível on-line.

Salvador terá festa junina no Pelourinho e no Parque do Povo

 

 

 

 

 

 

 

O São João de Salvador terá uma programação intensa no bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador e também no Parque de Exposições. Ainda sem atrações confirmadas, a festa promete levar multidões para os dois espaços destinados para o São João, assim como na edição do ano passado, que contou com sete dias de festa.

 

Entre as atrações de 2023 estavam: Xand Avião, Dorgival Dantas, Wesley Safadão , Thiago Aquino, João Gomes e Tarcísio do Acordeon.

Sergipe confirma mais de 300 atrações para esse ano

 

A programação do tradicional Arraiá do Povo, localizado na Orla de Atalaia está confirmada. O evento estreia dia 1º de junho, bem como o espaço da Vila do Forró. Assim como no ano passado, os festejos juninos serão realizados durante 60 dias; serão 30 dias de programação no Arraiá do Povo e Vila do Forró e outros 30 somente com a vila. Ao longo desse período, mais de 300 atrações se apresentarão na festa.

Festival de Parintins movimenta turismo no Amazonas em junho

O Festival Folclórico de Parintins é uma das festas populares brasileiras mais importantes do nosso calendário. Desde 1965, acontece todos os anos na cidade de Parintins-AM, às margens do Rio Amazonas, distante 400 km em linha reta de Manaus. Seu acesso é somente por via fluvial ou aérea.

 

Durante os três dias da festa, Parintins se veste com a cor azul  do “Boi Caprichoso” e com a cor vermelha do “Boi Garantido”. Serão três noites de apresentação no “Bumbódromo” da cidade, onde as duas agremiações exploram através de alegorias e encenações, as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes ribeirinhos. No final, um júri composto por seis integrantes, define o grande vencedor.

São João nas ladeiras do Pelourinho - foto Divulgação.jpeg
Festival de Parintins.jpeg
bottom of page