top of page
Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Vassouras (RJ)

Um convite a participar do Festival Vale do Café e festas julinas

A Praça de Campo Belo tendo ao fundo o casario centenário

Conhecida pelo seu casario histórico e tranquilidade, a cidade de Vassouras, na região Sul Fluminense atrai pelos seus atrativos e seu clima bucólico. Em julho destaque não apenas para  a tradição das festas juninas como o tradicional Festival Vale do Café que atrai turistas  com uma programação cultural e artística, além de uma rica e diversificada gastronomia. A programação se estende ao longo da segunda quinzena a partir do dia 19 de julho, tanto na cidade como nas fazendas históricas e cidades da região Sul Fluminense com destaque para Vassouras onde se concentra a maior parte programação. Tudo com direito a participar de oficinas de música.

Museu Casa da Hera entre os atrativos

O que ver em Vassouras – Ao passar pelo centro histórico oote por fazer um passeio a pé e conhecer o casario centenário. Chama a atenção a matriz Nossa Senhora da Conceição no alto da praça Barão de Campo Belo cercada por palmeiras imperiais. Destaque  também para o prédio da Prefeitura, Casa do Barão de Ribeirão, um exemplar raro de sobrado no estilo clássico. Há quem prefira fazer um tour no trenzinho que circula nos finais de semana pelas ruas da Cidade. Chama a atenção também a estação ferroviária onde os turistas aproveitam para tirar fotos da velha Maria Fumaça.

 

Entre os atrativos o destaque principal fica mesmo com o Museu Casa da Hera com seus 22 cômodos guarda traços da riqueza gerada pelo café no século XIX. Pertenceu a família Teixeira Leite cujos herdeiros doaram todo o acervo para a cidade de Vassouras, Dividido em dois seguimentos, possui uma coleção composta por 44 peças variadas entre trajes para passeio, montaria, festas e roupas para dormir, além de sapatos, sombrinhas, chapéus e leques.  Entre mobiliários luxuosos, porcelanas, prataria, quadros, objetos de uso pessoal e doméstico se percebe a riqueza e opulência da aristocracia do ciclo do Café. As visitas são guiadas com saídas a cada meia hora. Não é cobrado ingresso. Nos jardins aproveite para conhecer o “Tunel do Amor” formado por um imenso bambuzal. Vale a pena.

Fazenda Aliança no roteiro do Festival do Vale do Café - foto Divulgação

Um passeio pelos arredores – Com tempo, aproveite para fazer um passeio até o Jardim Uaná Eté, um jardim ecológico dedicado à música e a natureza, considerado pelos seus jardins floridos como um verdadeiro paraíso eco cultural a céu aberto e inaugurado há 10 anos. Fica numa área de 135 mil metros quadrados onde ficam orquidários e jardins tropicais. O ingresso para visitação custa R$ 53,00 por pessoa. Outro atrativo são os alambiques centenários como o tradicional Carvalheira e o famoso Kana Karam que fabrica uma deliciosa cerveja artesanal. Ambos localizados nos arredores de Vassouras.

As sedes das fazendas históricas são um outro atrativo com seu casario centenário. A São Luiz da Boa Sorte é uma delas e aberta a visitação pública. Além de ser um belo exemplar da época do Ciclo do Café conta em suas dependências como um dos atrativos, o Museu do Café com um rico acervo sobre esse tempo áureo do ciclo do café.

Festival  Vale do Café - Fazendas coloniais, antigas estações de trem e tradicionais igrejas voltam a ser cenário durante o Festival Vale do Café, evento que reúne música, arquitetura, história e sabores da encantadora região em uma verdadeira experiência cultural, Acontece entre 19 a 28 de julho. Na 19ª edição, destaque para grandes nomes do choro, concertos e cursos gratuitos, apresentações espalhadas por seis municípios e estreia de duas fazendas na programação.Participam desta edição as fazendas estreantes Floresta (Vassouras) e Santa Rosa (Valença); retornam ao evento as fazendas Alliança (Barra do Piraí), Vista Alegre (Valença), Monte Alegre (Paty do Alferes), São Luiz da Boa Sorte (Vassouras) e permanecem as fazendas União (Rio das Flores), das Palmas (Mendes), São João da Prosperidade (Barra do Piraí) e Florença (Valença).

Apresentações artísticas e musicais na programação - foto Divulgação

Para valorizar o passado ferroviário do Ciclo do Café, as estações de trem de Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin recebem concertos gratuitos, assim como as Igrejas Matrizes de Nossa Senhora da Conceição (Vassouras) e Sant'Anna (Piraí), o Centro Cultural Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, o teatro Teatro Sesc Rosinha de Valença, em Valença, além da Praça Barão de Campo Belo, no Centro Histórico de Vassouras, município onde estarão concentradas as aulas dos cursos de formação.

Durante o Festival o Trio Madeira Brasil celebra seus 25 anos de estrada; Henrique Cazes Quarteto revisita o projeto Beatles 'n' Choro; o violonista Turibio Santos apresenta obras de Villa-Lobos, João Pernambuco, Dilermano Reis e Fernando Sor; o consagrado duo de harpa e contrabaixo formado por Cristina Braga e Ricardo Medeiros comemora '45 anos de carreira, música e natureza', e os cânticos de grupos de Jongo, Caninha Verde e Capoeira tomarão conta das ruas de Vassouras, com o retorno da apresentação de manifestações tradicionais da região. 

De acordo com Roberta Kelab, uma das organizadoras do Festivalo evento a cada ano traz novas surpresas "O Festival Vale do Café é um convite aos visitantes para explorarem a região por meio de seus casarões históricos, beleza da Mata Atlântica, sabores do interior e, principalmente, pela qualidade da música brasileira que ecoa pelos municípios participantes, tanto nos eventos exclusivos quanto nas apresentações gratuitas. É uma imersão multissensorial", garante. As aulas, organizadas pelo músico e coordenador pedagógico Rodrigo Belchior, já estão com as inscrições abertas


Programação oficial - Durante o evento haverá apresentações gratuitas e abertas ao público mediante ingressos. No dia 19, às 19h haverá apresentação para o público na Igreja Matriz com o Quarteto Semente Choro Jazz. Às 20h na Praça Barão de Campo Limpo está previsto o 'Cortejo de Tradições'. No dia 23 às 18h acontece o Café Cultural no Centro Cultural Cazuza. No mesmo local nos dias 24 e 25 haverá nova apresentação às 18h. No dia 26 ao meio dia haverá um Recital na Igreja Matriz em Vassouras. Em Paty do Alferes, Barra do Piraí, Piraí e Valença estão previstas apresentações. Na programação de concertos com ingressos a abertura será no dia 19 de julho na Fazenda União, a partir das 10h o destaque é Carol McDavit com Marcelo Coutinho, Maria Tereza Madeira e Guilherme Kurtz – ‘Serestas Líricas no Vale’ .

Na Fazenda Santa Rosa às 14h30 destaque para apresentação do Choro Nota Dez – ‘Raízes do choro’. No dia 20 (sábado) a programação inclui  Fazenda das Palmas  às  9h30 : Mulheres na roda - 'Chora!!! Do clássico ao contemporâneo. Na Fazenda Floresta às 15h apresentação de Gafieirando – 'Clássicos da gafieira'. No Domingo, dia 21 está programado na Fazenda São João da Prosperidade às 9h o Duo Repicante - Carol Panesi e Fabio Leal - 'Horizonte Brasileiro'. Na sexta feira dia 26 na Fazenda Florença  às 9h apresentação do Duo Bevilacqua e Assumpção – 'Entrecordas'. Na Fazenda Alliança às 14h30 a atração é Ulisses Rocha Trio - 'Mil tons - a música de Milton Nascimento'. No dia 27, sábado na Fazenda Vista Alegre  às 9h30 Cristina Braga e Ricardo Medeiros apresentam '45 anos de carreira, música e natureza'. Na  Fazenda São Luiz Boa Sorte às 15h Trio Madeira Brasil - '25 anos de estrada'.

No dia 28, domingo o encerramento será na Fazenda Monte Alegre - 9h30 com apresentação do músico Turibio Santos. O Festival Vale do Café conta com o patrocínio de MRS e Secretaria de Estado de Turismo, incentivo FUNARJ, apoio Institucional da Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa, parceria cultural Sesc Rio e parceria de mídia da OnBus Digital e Fluxxo Comunicação e Governo Federal.

Serviço - Compra de ingressos: www.festivalvaledocafe.com.brInstagram: @festvaledocafe  

Hotel Parque Santa Amália

Hospedagem – Entre as opções de hospedagem está o tradicional Parque Hotel Santa Amália, que comemora  25 anos de existência. O hotel conta com apartamentos equipados com Tv, ar condicionado, frigobar, banheiro privativo e wifi. Nos finais de semana, a programação de lazer inclui uma animada festa junina com direito a comidas típicas, quadrilhas, muita música e gincanas.

Em julho haverá uma edição no dia 25 daquele mês. Tudo num ambiente decorado com bandeirinhas e apetrechos juninos. Afora isso, o hotel conta ainda com piscina aquecida, parquinho infantil sala de jogos, campo de futebol. O hotel tem pacotes de final de semana para casal a partir de R$ 1.892,00 incluindo pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). As reservas podem ser feitas por meio do telefone (24) 98839-8728.

Pousada Vila Hibisco - foto Divulgação

Outra boa opção é a Pousada e Apart Hotel Vila Hibisco no coração de Vassouras: a poucos passos da praça Barão de Campo Belo.  Possui 24 suítes, sendo algumas delas equipadas com cozinha para maior comodidade do hóspede.  As diárias oferecem café da manhã incluso. A pousada também dispõe de um serviço de lanche que inclui café coado na hora acompanhando de bolo caseiro aos seus hóspedes todos os dias no final da tarde.  Reservas pelo telefone (24) 99315-0006Instagram: @vilahibisco

Há ainda  o  Vale Zirá um hotel na natureza com previsão de inauguração em dezembro deste ano.  Atualmente funciona como aluguel de temporada para grupos de amigos, famílias e empresas, no total de 9 suítes decoradas com primor, e mais 11 suítes com vista para os lagos com expectativa de se iniciar locação em setembro próximo. .  Possui uma vasta área verde, 4 lagos para contemplação, trilha ecológica, campo de futebol, experiência com animais rurais, área de lazer com piscina, churrasqueira e um salão de festas decorado.  Telefone para contato: (24) 99271-2570.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page