top of page

Paraty (RJ)

  • Foto do escritor: Luiz Marcos Fernandes
    Luiz Marcos Fernandes
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Confira a programação da Flip 2025 que acontece no final de julho

O evento comemora sua 23a edição - foto Divulgação
O evento comemora sua 23a edição - foto Divulgação

Você já pode se programar: a  Flip  2025 acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. A Festa Literária Internacional de Paraty retorna ao período tradicional de julho, após alguns anos sendo realizada no final do ano. A 23ª edição do evento terá como homenageado Paulo Leminski e contará com a participação de diversos autores brasileiros e internacionais, como Gregorio Duvivier, Nei Lopes, Marina Silva e Arnaldo Antunes . Outras presenças já confirmadas são a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o jornalista e escritor Tiago Rogero, idealizador do "Projeto Querino"; o escritor e humorista Gregório Duvivier; a poeta Alice Ruiz, que foi companheira de Leminski; o poeta Sergio Vaz; entre outros.

 

A Flip também traz entre os destaques internacionais a escritora espanhola Rosa Montero, dona do sucesso "O perigo de estar lúcida"; o italiano Sandro Veronesi, autor de "O colibri"; a argentina María Negroni; a sueca Liv Strömquist. Para programar as 20 mesas literárias, que ocorrem no Auditório da Matriz, a curadoria combinou poéticas emergentes e trajetórias consagradas tendo em vista um triste dado recente: o brasileiro lê cada vez menos. Nesse cenário pessimista, em que o país se distancia dos livros e a produção literária sobrevive com esforço, a Festa é entendida como uma força capaz de expandir a leitura, formar novos leitores e revisitar o passado com novos olhos para ensinar outras formas de mirar o futuro.

 

Para assegurar o amplo acesso da população à sua Programação Principal, a Flip possui políticas de gratuidade e descontos do Auditório da Matriz: 10% dos ingressos são distribuídos gratuitamente e 20% são vendidos a preços populares, com prioridade para os cidadãos paratienses. Além disso, as mesmas mesas são projetadas ao vivo, gratuitamente, em um grande telão no Auditório da Praça, que acolhe públicos diversos, garantindo acessibilidade com headsets para tradução simultânea e audiodescrição. 

 

Paralelo ao evento principal acontece em toda a cidade uma programação cultural relativa ao evento como: Casa Flipeira, Operação Flipinha. Flipinha do Mar, Oficinas educativas,Manual de Mediação de Leitura, Módulos biblioteca, Doação de livros, LAB Flipzona, FlipZona na Escola. O cortejo oficial de abertura pelas ruas do Centro histórico de Paraty acontece no dia 31 de julho a partir das 9h da manhã.

 

O que fazer em Paraty: A cidade que é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco conta com um casario colonial, igrejas centenárias, dezenas de lojinhas de artesanato, bares e restaurantes, além de uma baía privilegiada que convida os turistas a realizarem passeios de escuna ou traineiras.

 

Acesso e hospedagem – Paraty está localizada na região da Costa Verde, entre o Rio de Janeiro e São Paulo com acesso pela BR-101, a Rio-Santos. A cidade conta com inúmeras opções de hospedagem entre hotéis, pousadas e até uma unidade do Camping Clube do Brasil. Em função da grande procura por parte do público é essencial fazer as reservas com antecedência. Para mais informações consulte o site: https://paraty.com.br/

 

Ingressos e informações – Vale lembrar que algumas das mesas literárias cobram ingressos ao público e que podem ser adquiridos pela internet com antecedência devido a grande procura. Para mais informações sobre o evento consulte o site: flip.org.br

 

Comentarios


bottom of page