top of page

Paraty

  • Foto do escritor: Luiz Marcos Fernandes
    Luiz Marcos Fernandes
  • 16 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Hora de se programar para a edição da Flip que será em outubro

ree

Paraty já se prepara para seu maior evento cultural anual, a Flip, Festa Literária Internacional do Livro. Essa será a 22ª edição do evento e, a exemplo dos anos anteriores deve ocupar os espaços públicos da cidade localizada na Costa Verde do Estado do Rio. Durante uma semana – entre 09 e 13 de outubro, a cidade deve receber uma legião de escritores e turistas que terão oportunidade de vivenciar uma experiência única. A programação inclui atividades culturais, debates, mesas redondas, vendas de livros e lançamentos. Nos anos anteriores a Festa tem sido realizada em novembro mas a ideia dos organizadores é que a mesma volte a ser realizada no mês de julho como sempre acontece.

 

Vale lembrar que os interessados têm a oportunidade de participar tanto de eventos gratuitos, com também dos que exigem compra de ingressos. É o caso da sessão de abertura e encerramento, além de mesas literárias da programação principal. O ingresso é válido para assistir  também ao debate presencial no Auditório da Matriz. O limite é de até dois ingressos por mesa literária, por CPF, de cada comprador. O valor do ingresso varia de R$ 65,00 a R$ 130,00, sendo que a meia é válida para idosos acima de 60 anos e estudantes.

 

João do Rio (1881-1921) será o autor homenageado na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que decorreu de 9 a 13 de outubro de 2024. O escritor e jornalista foi uma figura proeminente da vida intelectual no Rio de Janeiro no início do século XX. Escreveu crónicas, romances, ensaios, contos e peças de teatro, muitas das quais tinham o Rio de Janeiro como cenário e inspiração. A curadora deste ano será Ana Lima Cecílio que conta com mais de duas décadas de trabalho no mercado editorial 

Édouard Louis e Juan Cárdenas são dois dos escritores confirmados na 22ª edição da Flip. Além deles Ilária Gasparia, filósofa e escritora italiana será outro nome de estaque durante o evento. Outra novidade já confirmada para este ano é a Casa Flipeira, um espaço cultural com apresentação de oficinas, leituras de obras e debates e que irá funcionar na Ilha das Cobras.

ree
Vista da cidade e da baía de Paraty

Para quem tem planos de participar do evento a primeira medida deve ser a reserva de hospedagem. A cidade conta com dezenas de pousadas e hotéis de todo o tipo e tamanho, sendo que a maioria deles inclui o café da manhã nas diárias. Por outro lado não faltam boas opções de gastronomia com restaurantes de todos os tipos, dos mais simples com comida caseira até os mais sofisticados.

ree

O QUE FAZER - Nas horas vagas os participantes têm oportunidade de passear pelo Centro Histórico com as ruas calçadas com pedras e admirar dezenas de lojinhas de artesanato, igrejas e o casario centenário. Além disso há também lojas que comercializam cachaças de alambique. Nunca é demais lembrar que Paraty ficou conhecida pelas dezenas de alambiques especializados na fabricação de cachaça artesanal. Um dos mais conhecidos é o que fica nos arredores do Centro no início da estrada que leva a Cunha. Nas manhãs ensolaradas o programa preferido é mesmo aproveitar os passeios de escuna que zarpam do porto a partir das 10h da manhã diariamente. São programas com duração média de 5 horas de passeio com direito a mergulho nas enseadas da baía de Paraty. Vale lembrar que as praias locais não são utilizadas para banho e a melhorzinha delas é a do Pontal. A programação noturna inclui os bares e restaurantes com música ao vivo.

Informações: Para quem quiser saber mais detalhes sobre a Flip basta acessar o site: www.flip.org.br Já em relação a programas, hospedagem e informações sobre a cidade a dica é acessar o site: www.paraty.com.br


 

 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page