top of page

Minas Gerais

  • Foto do escritor: Luiz Marcos Fernandes
    Luiz Marcos Fernandes
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Circuito Nacional do Café é apresentado na Expocafé

Os melhores roteiros de cafezais no país serão apresentados dentro do Circuito - foto Divulgação
Os melhores roteiros de cafezais no país serão apresentados dentro do Circuito - foto Divulgação

Conheça os atrativos do novo Circuito Turístico do Café

 Quem aprecia um bom café de qualidade ou mesmo saber onde se encontra o melhor café do Brasil tem a partir de agora a oportunidade de conhecer de perto os destinos onde se cultiva os melhores cafezais do país. O Brasil acaba de ganhar um novo atrativo turístico de alcance nacional e mundial: o Circuito Nacional do Café, que será lançado oficialmente neste dia  27 de maio, às 11h, na Expocafé. O evento acontece em Três Pontas (MG), a maior feira do setor cafeeiro do país.

 

Com um estande de 500m², o circuito apresenta ao público uma rota inédita, estruturada e interativa, que percorre 51 municípios produtores de café, oferecendo experiências culturais, gastronômicas, históricas e sensoriais ligadas à tradição cafeeira brasileira.De Minas a São Paulo para o mundo: Minas Gerais e São Paulo ganham destaque em nova rota turística com 51 cidades participantes e múltiplas expedições ao público, como feiras gastronômicas e corridas nas principais regiões produtoras do melhor café do mundo.O Circuito Nacional do Café é um convite à uma viagem pela história, cultura e essência do café; uma rota que nasceu para proporcionar experiências autênticas, temperadas com sabores de aventura e da rica tradição cafeeira.

 

Muito além da xícara, o café é identidade nacional e ganha agora novos contornos, tornando-se o fio condutor de uma rota que cruza 51 cidades produtoras; promove encontros; fomenta o turismo e fortalece a cultura de um dos maiores símbolos da identidade brasileira. O Circuito do Café conecta as fazendas cafeeiras de Minas Gerais ao interior paulista até o Porto de Santos, e ganha agora estrutura, calendário de atividades, experiências e identidade contemporânea. Estão envolvidos no projeto produtores, trade de turismo e parceiros, para tornar a rota em uma referência global e dinamizar o turismo das cidades que compõem o Circuito.

Com 51 municípios já integrados à rota, o Circuito inclui polos cafeeiros de cidades como Boa Esperança, Guaxupé, Patrocínio, Três Pontas, Varginha e demais cidades que abrangem regiões produtoras de café, como do Alto Paranaíba, Sul de Minas, Sudoeste e Mogiana Paulista, até alcançar o Porto de Santos, tradicional ponto de escoamento do café brasileiro para o mercado internacional. “Estamos falando de um movimento de transformação que integra pequenos produtores, grandes marcas, municípios e viajantes. O café é o elo que conecta e movimenta”, destaca o empresário e gestor cultural do Circuito Nacional da Rota do Café, Edgar Bessa.

No Circuito Nacional do Café, o turista se torna o protagonista de uma imersão que envolve natureza, esporte, cultura, gastronomia, projetos sociais e hospitalidade. A vivência de cada visitante vai se desdobrar em múltiplas experiências: visitas às fazendas produtoras, harmonizações com cafés especiais, feiras gastronômicas, oficinas culturais, trilhas ecológicas, cavalgadas, roteiros de bike, passeios com Jeeps, UTVs e motos.

 

A Rota contará com um calendário anual de expedições e eventos que movimentarão as cidades participantes, revelando os sabores, saberes e paisagens que fazem do café brasileiro uma potência mundial.Entre as ações previstas, destacam-se a Corrida do Café, uma das primeiras grandes ativações do projeto, que percorrerá trechos da rota e passará por fazendas produtoras, conectando esporte, saúde e história.

 

O Circuito também aposta na tecnologia para ampliar a conexão com o público. Um aplicativo com audioguias, trilhas turísticas e georreferenciamento já está em fase de desenvolvimento, além da implantação de QR Codes em marcos turísticos e painéis informativos espalhados pelas cidades. Cada município receberá um totem oficial, onde os visitantes poderão “carimbar” sua passagem no passaporte da rota, colecionando experiências e memórias. O evento oficial de inauguração da rota acontecerá, em junho. Siga pelo Instagram @circuitonacionaldocaf . Ali o turista acompanhará as novidades da rota e pelo site www.circuitonacionaldocafe, após o evento em junho.

 

Σχόλια


bottom of page