Santuário do Caraça: Carnaval com a natureza num patrimônio artístico-cultural

Para quem não curte a folia do Carnaval, mas deseja aproveitar os dias do reinado de Momo, com paz e tranquilidade junto a natureza, uma boa dica é conhecer ou rever os encantos do Santuário do Caraça, localizado entre os municípios mineiros de Catas Altas e Santa Bárbara. É possível inclusive reservar a hospedagem para vivenciar as experiências que o local oferece ou simplesmente passar o dia e desfrutar da gastronomia, imersão na natureza e atrativos culturais e históricos.
O Gerente-Geral do Santuário do Caraça, Pablo Azevedo, destaca que historicamente o destino turístico sempre teve uma grande procura para o carnaval. "Tranquilidade é quase que o sinônimo do Caraça, já que o complexo oferece a paz que o turista procura. Isso porque nosso suntuoso conjunto arquitetônico encanta com sua beleza,. Contamos com 12.500 hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado e, além disso, diversas trilhas, piscinas naturais, riachos e cachoeiras”, destaca
Com as altas temperaturas do verão, a demanda já aumenta e no carnaval, com muitas pessoas em busca de descanso. Pode-se optar por passar o dia conhecer a nossa biodiversidade, tomar um banho revigorante nas piscinas naturais e fazer um tour pelo Museu do Caraça, além de vários outros atrativos. O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.
Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), o hotel com 57 apartamentos e quartos, com capacidade para até 230 pessoas, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos. O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos.
Em suas serras, há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. O clima tem baixas temperaturas e elevada umidade do ar, comuns em ambientes de mata. Todas as orientações aos turistas são disponibilizadas no Centro de Visitantes, parada obrigatória para quem deseja conhecer um dos destinos turísticos mineiros mais conhecidos no mundo.

Atrativos - O Santuário do Caraça é a primeira igreja neogótica do Brasil, construída em pedra-sabão (retirada de perto da Cascatona), mármore (das proximidades de Mariana e Itabirito, Gandarela) e quartzito (da região do Caraça e vizinhanças), unidas com produtos de base de cal, pó de pedra e óleo. Já entre as quedas d´´agua a Cascatinha é formada por quatro quedas d’água e quatro piscinas naturais, das quais duas são permitidas para banho. Localiza-se a 2 km do Santuário, por uma trilha de fácil acesso. Medindo 40m, suas águas puras nascem acima das quedas, de onde vêm saltando pela encosta e pelas pedras. Para quem animar andar um pouco mais, há a opção da Cascatona. Uma trilha de 6 km por uma área de Mata Atlântica leva o visitante até o local. É consideravelmente fechada pelas árvores e com caminhos nem sempre muito fáceis de serem percorridos. Outra boa indicação refrescante é a Prainha A Prainha é, como o próprio nome já diz, uma prainha, em que o Ribeirão Caraça passa tranquilamente, com suas margens embelezadas por finíssima areia. Caminho de fácil acesso, recomendado para todas as estações. Muito apropriada para crianças, desde que acompanhadas por seus responsáveis, pois as águas são muito rasas e tranquilas, além de ser muito próximo do Centro Histórico, não chegando a 1 km.
Serviço - Endereço: Estrada do Caraça, Km 9 - Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara .Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)
Taxa entrada: R$ 30 (em dias de semana) Finais de semana, feriados e datas comemorativas:R$40 (por pessoa).Idosos: 50% de desconto.
Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br
Comments