top of page

Joinville

  • Foto do escritor: Luiz Marcos Fernandes
    Luiz Marcos Fernandes
  • 2 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Cidade catarinense promove o maior festival de dança das Américas

Espetáculos de Balé - foto Divulgação

A simpática cidade catarinense de Joinville sedia este mês seu tradicional Festival de Dança, uma experiência mágica e envolvente que atrai bailarinos de várias partes do Brasil e do mundo. É quando a maior cidade de Santa Catarina se transforma em um verdadeiro espetáculo de arte e cultura durante o evento que entrou para o Guiness Book por reunir mais de 13 mil inscritos, média que deve ser mantida na edição deste ano.Entre os dias 15 e 27 de julho, a cidade é tomada pela atmosfera lúdica da 41ª edição do Festival de Dança, que não se restringe aos espaços do Centreventos Cau Hansen, onde dançarinos de todas as idades e estilos exibem suas habilidades na mostra competitiva nas diversas modalidades - ballet clássico, jazz, sapateado, danças folclóricas, contemporâneas e urbanas.

 

A cidade, que já é encantadora em seu cotidiano, ganha ainda mais vida com as apresentações que ocorrem em diversas localidades, com coreografias inscritas e selecionadas. Passear pelas ruas de Joinville durante o Festival de Dança é como caminhar por um grande palco ao ar livre. Além do palco principal, o evento oferece diversas performances espontâneas gratuitas que acontecem em praças e parques públicos, - em Shoppings da cidade, no Museu de Artes de Joinville, no CEU Aventureiro, e chegam até a cidade vizinha São Francisco do Sul.

Além das apresentações da Mostra competitiva e dos Palcos Abertos, o evento oferece atividades paralelas como workshops e cursos ministrados por profissionais do universo da dança, e a Feira da Sapatilha, no Expocentro Edmundo Doubrawa, que fica ao lado do Centreventos Cau Hansen, é focada em produtos e artigos para dança e se torna um ponto de encontro dos participantes do Festival. A feira também oferece uma programação diária e gratuita de apresentações de danças, além de praça de alimentação e feira de artesanato.Durante o Festival ainda ocorrem visitas em grupos para quem quer percorrer os bastidores e saber mais sobre este que já é um dos mais tradicionais e aguardados eventos de Joinville. O programa tem uma hora de duração e é guiado por monitores.

rua das Palmeiras - foto Divulgação

O que ver em Joinville - Joinville é conhecida também como a cidade das flores, das bicicletas e da dança. Muito mais que isso, é uma região acolhedora e tem uma questão muito peculiar: tudo na cidade te convidar a voltar. Aproveite as manhãs ensolaradas de inverno para  passeio por Joinville pela região do centro! Seguindo pela Rua XV de Novembro, uma das mais conhecidas da cidade, você chega a pontos turísticos importantes como a Casa da Memória e o Cemitério dos Imigrantes, o Museu Arqueológico de Sambaqui, o Mercado Público Municipal e, por fim, a atrações históricas como o Museu Nacional de Imigração e a famosa Rua das Palmeiras, cartão-postal da cidade.A Rua da Palmeiras chama atenção pelas palmeiras-imperiais gigantes – que podem chegar até 45 metros de altura. Aproveite também para saborear a típica gastronomia alemã e curtir os roteiros de turismo rural. A Praça da Bailarina que deve ficar pronta em breve, Do mesmo modo o Palácio das Orquídeas que já está com obras em andamento promete ser outro atrativo. Isso sem falar nas cervejarias tradicionais. Há inclusive uma Rota da Cerveja com passeios guiados.

Kommentare


bottom of page