• Luiz Marcos Fernandes

De trem pela Europa

Atualizado: 12 de mai. de 2021

Descubra as melhores dicas para viajar entre os países do continente europeu

Os trens na Europa são velozes e confortáveis

Uma das formas mais práticas de viajar pela Europa é pelo turismo ferroviário. Modernos trens cruzam as principais cidades europeias. Você tem a garantia de chegar na hora, o que nem sempre acontece nas viagens aéreas, oportunidade de viajar com maior conforto e preços bem mais em conta do que uma passagem aérea. Por outro lado, você enfrentará algumas questões, como o fato de você ter que colocar sua própria bagagem no vagão onde vai viajar. Também é bom ressaltar que você pode escolher sempre a opção entre a classe turística ou primeira classe. Esta última oferece maior conforto e melhores serviços de bordo.


Ao chegar na estação, procure inicialmente identificar a plataforma onde seu trem irá parar e confirme se está no horário (os lugares são sempre marcados). Lembre-se de que o tempo de parada do trem não é demorado. Ele chega e parte em pouco mais de 5 minutos, tempo suficiente para você embarcar. A maioria dos trens oferece serviço de bordo que inclui lanches rápidos e bebidas diversas. Fique atento também à estação onde você irá desembarcar e é importante ressaltar que o processo também tem que ser rápido. Quanto maior a antecedência na compra do bilhete, mais fácil será encontrar preços mais vantajosos. Fique atento, pois há tarifas diferenciadas para jovens, idosos e grupos (a partir de duas pessoas). No site da Eurail você terá acesso a todas as informações necessárias. O passe pode ser adquirido ainda no Brasil, que será enviado para a casa do portador pelos Correios.


Ao viajar de trem, sempre compensa mais visitar uma grande quantidade de países ou até mesmo fazer muitas viagens dentro de um único país. Quanto ao número de malas, as condições podem variar de empresa para empresa. Nos trens de alta velocidade Eurostar, por exemplo, são permitidas duas malas médias (comprimento máximo de 85 cm) e uma bagagem de mão por passageiro adulto. Já as crianças têm direito a uma mala média e um item de bagagem de mão. Não é preciso fazer check-in previamente, mas é aconselhável que cada mala esteja devidamente identificada com o nome do portador, endereço e telefone. Para informações sobre trens na Europa consulte alguns sites como:

www.raileurope.com.br ; ou www.trainline.com.br. Boa viagem!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo