top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Paraty : história, cultura e o melhor da Costa do Sol

Atualizado: 21 de jun. de 2023

A cidade sedia em novembro mais uma edição da Flip



Centro Histórico de Paraty

A Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, terá esse ano a sua 21ª edição. O evento acontece entre os dias 22 e 26 de novembro, e a exemplo das edições anteriores deverá atrair escritores, leitores aficcionados e milhares de turistas. Para quem tem planos de participar do evento, a sugestão é que faça a sua reserva o quanto antes, uma vez que as pousadas e hotéis costumam ficar lotados para o evento. A Flip é um evento que reúne escritores renomados, artistas, intelectuais e apaixonados pela leitura em um encontro único de conhecimento, reflexão e inspiração. Em meio às ruas de pedras antigas, casarões coloniais e a brisa do mar, a Festa Literária Internacional, conhecida como Flip, ganhou vida em 2003 e tornou-se um ponto de encontro de escritores, leitores e amantes da arte das palavras.


A Secretaria Municipal de Turismo de Paraty, no Rio de Janeiro, e o Paraty Convention & Visitors Bureau criaram o portal Paraty Hoje (www.paratyhoje.com.br) um canal oficial de informações sobre eventos, condições das praias, estradas e previsão do tempo no destino, a fim de facilitar a comunicação e evitar a disseminação de informações incorretas a viajantes, visitantes, profissionais do turismo e mídia. Além de funcionar como um observatório do turismo na cidade, ao mapear dados simples como tempo de estadia e lugares visitados, ajudando a desenhar novas políticas dentro do tema. “Isso significa não apenas organizar a visitação das atrações mais procuradas pelos turistas, como o Cais de Barcos, as cachoeiras do bairro da Penha e as praias de Trindade, mas destacar novos lugares e criar elos sustentáveis com as comunidades do entorno.


Dicas - Se você for sair do Rio de Janeiro, fará uma viagem de cerca de 3h30 min. Antes da viagem verifique as condições do tempo pois em períodos chuvosos, acontecedm quedas de barreiras na rodovia e são constantes na região. Além disso, é importante estar atento às praias que não são recomendáveis em função da poluição, como é o caso da Praia do Pontal, a principal da cidade. Mas estes empecilhos ficam pequenos diante da beleza e das demais qualidades da cidade.


O ideal é optar pelos passeios que saem de sua baía: a partir da 10h da manhã as escunas zarpam diariamente para passeios com duração média de 5h e com direito a mergulhos refrescantes em pequenas enseadas ou praias. Existe sempre a opção de se alugar traineiras de pescadores para pequenos grupos que preferem maior privacidade. Quando estive lá acabei optando por esse serviço e achei mais proveitoso, porque dessa forma você pode escolher o seu roteiro e quanto tempo deseja permanecer em cada praia visitada.

​É importante lembrar que mais detalhes da Flip podem ser obtidas por uma consulta ao site: http://www.paraty.com.br/flip.

21 visualizações0 comentário
bottom of page