Um passeio pela Serra Gaúcha

Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul se preparam para a temporada de verão

Os passeios de Maria Fumaça são um atrativo a mais

Certamente você já deve ter ouvido falar dos encantos da Serra Gaúcha que se estendem pelas cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e tantas outras. Desde a década de 80 tenho realizado inúmeras reportagens na região. Desta vez optei por focar minha atenção na chamada região da uva e do vinho. Ao contrário do que muitos possam imaginar, os atrativos não se limitam apenas às vinícolas de onde se produz o melhor vinho e alguns dos espumantes mais famosos do país. Claro que os destaques ficam em sua maioria direcionados aos eventos relacionados à viticultura, a ciência que estuda o cultivo da uva.

Desses eventos, podemos destacar um muito especial que acontece em Bento Gonçalves entre os dias 13 de janeiro a 19 de março: a Vindima, conhecida como Festa da Colheita. Na ocasião, os turistas têm a oportunidade de visitar os parreirais e degustar os vinhos da nova safra. Já em Caxias do Sul acontece a tradicional Festa da Uva, que vai reunir milhares de produtores e turistas entre os dias 15 de fevereiro e 03 de março.


Os parreirais são uma atração permanente na paisagem

Para visitar a região, decidi aproveitar o novo voo diário da Gol que desde outubro passou a fazer a ligação entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e o aeroporto de Caxias do Sul. O tempo de viagem – sem escalas – é de apenas 1hora e 50 minutos. No aeroporto você pode optar por alugar um carro, pois há serviços tanto da Movida, como da Localiza.


A Epopéia Italiana conta a saga dos primeiros imigrantes

História e tradição

Um pouco da história e da tradição herdada dos primeiros imigrantes italianos, no século XIX, é contada no espetáculo Epopéia Italiana, um espetáculo realizado semanalmente às quartas, sextas e finais de semana, em Bento Gonçalves. A Giordani Turismo, principal operadora de turismo receptivo, com sede em Bento Gonçalves, comercializa ingressos a

R$ 51,00 para os interessados em assistir a apresentação, que se repete quatro vezes ao dia. O show é realizado ao lado da estação ferroviária de Bento Gonçalves.


Os visitantes podem alugar trajes típicos para foto de recordação

Ali, os turistas podem não apenas conhecer trajes típicos usados na época da imigração, como também fazer uma “viagem” repetindo o trajeto das famílias italianas que decidiram tentar a vida no Brasil. O tour é orientado por Giovani Ballestrini, descendente de italianos. Ao final do passeio, o turista pode tirar fotos com trajes da época por apenas R$ 10,00.









Se estiver com tempo, aproveite para fazer uma visita ao Museu do Vinho localizado na Vinícola Peterlongo. Ali, os turistas podem fazer um tour com direito a degustação e conhecer um pouco da história iniciada com a vinda para o Brasil de Manoel Peterlongo, responsável pela fundação da primeira vinícola na Serra Gaúcha.

As degustações nas vinícolas atraem turistas de todo o Brasil

Vinícolas

Tanto em Garibaldi como em Bento Gonçalves a atração maior fica mesmo por conta do tour às vinícolas. A maioria delas deve ser previamente agendada em agências de turismo receptivo. A Giordani Turismo oferece um tour às vinícolas com acompanhamento de guias. No programa, além da oportunidade de conhecer o processo de produção, o turista poderá degustar quatro ou cinco tipos de vinhos ou espumantes. O tour conta com várias vinícolas famosas como: Casa Valduga, Miolo, Salton, Chandon, Garibaldi, Cave do Sol, Tortello, entre outras.


A linha de espumantes premiada da vinícola Courmayeur

Tive a oportunidade de fazer uma visita à vinícola Courmayeur, distante 10 minutos do centro de Garibaldi. Ali fui recepcionado por Talita Nicolini Verzeletti que juntamente com sua irmã Gilian administram o processo de produção que chega a 800 mil garrafas ao ano. Ela me explicou que no quesito produção, a qualidade dos vinhos e espumantes vem em primeiro lugar. Para isso, são utilizados recursos de um laboratório de análise e equipamentos importados da Itália. Alguns dos seus espumantes da linha Brut conquistaram a medalha de ouro em Lyon, no ano de 2021.


Os passeios na Maria Fumaça fazem sucesso com os turistas

Showroom Tramontina

Caso esteja na região, não deixe de visitar a cidade de Carlos Barbosa, distante não mais do que 5 quilômetros de Garibaldi. Aproveite a visita para conhecer a fábrica da Tramontina, que recentemente inaugurou o espaço Show Factory, cuja atração maior são os robôs que fabricam facas e frigideiras. Tudo pode ser observado pelos clientes por meio de paredes de vidro.


Showroom da Tramontina

Mas o destaque maior é mesmo está por conta do showroom da Tramontina que há três anos dobrou de tamanho e ocupa uma área de 4 mil metros quadrados. São mais de 22 mil peças em exposição para comercialização. Para se ter noção do interesse, o local recebe durante a alta temporada mais de mil ônibus com grupos de excursão. O espaço de venda é dividido em ilhas e as campeãs são as linhas de utensílios de cozinha, bem como as 30 linhas de talheres inox de todos os tipos e tamanhos.


Parque dos Domadores de Pedra

Caminhos de Pedra

Outro local imperdível para se conhecer é a rota dos Caminhos de Pedra, um roteiro com 12 quilômetros de extensão, que fica entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Ali, os turistas encontram simpáticas lojinhas que vendem artesanato, cucas, além de uma rica gastronomia com excelentes restaurantes. O Roteiro Caminhos de Pedra é considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul pois conta com o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país. As construções de pedra são sempre muito admiradas por quem passa por ali. Há inclusive o Parque das Esculturas Domadores de Pedra, aberto à visitação. São 39 obras expostas ao ar livre esculpidas em pedras por 23 artistas estrangeiros. Toda a renda da bilheteria é revertida para a escola de música da Fundação Tarcísio Michelon


Produtos da Casa da Ovelha

Vizinho a este atrativo natural está a Casa da Ovelha. Ali são comercializados queijos, iogurtes e toda uma linha de cosméticos produzidos à base do leite de ovelhas. Os clientes são ainda convidados a conhecer o local em que as ovelhas da raça Lacaune são mantidas. Pode-se até mesmo acompanhar o processo de ordenha e alimentar os animais.


Dall´Onder Ski Hotel é opção de hospedagem na região

Hospedagem

A região de Bento Gonçalves e Garibaldi conta com inúmeras opções de hospedagem, desde pousadas mais simples até o Spa do Vinho, um resort categoria 5 estrelas. Optei por me hospedar no Dall´Onder Ski Hotel, em Garibaldi. O estabelecimento categoria quatro estrelas conta com 125 apartamentos. Desses 125 apartamentos, 10 possuem equipamentos para hóspedes com necessidades especiais. Além do restaurante, o hotel oferece estacionamento privativo, fitness center e piscina térmica.


Apartamentos amplos e confortáveis

Para o segmento de eventos, o estabelecimento conta com dois salões: um com capacidade para 250 pessoas em forma de auditório e outro com capacidade para 80 pessoas. De acordo com Juliano Vaz da Rocha, coordenador geral do empreendimento, as diárias incluem café da manhã. O jantar é opcional com serviço a la carte.


Informações

Podem ser obtidas diretamente no posto localizado no aeroporto de Caxias do Sul ou diretamente com a Giordani Turismo pelo site: www.giordaniturismo.com.br. No caso de hospedagem, a rede Dall’Onder, que conta com hotéis em Bento Gonçalves e Garibaldi dá informações sobre seus estabelecimentos por meio do site: www.dallonder.com.br

18 visualizações0 comentário