Paraty (RJ)
- Luiz Marcos Fernandes

- 28 de jul.
- 2 min de leitura
Flip, a grande feira literária começa neste dia 30

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa neste dia 30 e vai até 3 de agosto, retornando ao seu período tradicional entre julho e agosto após alguns anos com datas diferentes. A Flip 2025 homenageia o poeta e músico Paulo Leminski e conta com a curadoria de Ana Lima Cecilio. A Flip é um evento tradicional em Paraty e, em 2025, celebra sua 23ª edição. O evento reúne nomes da literatura brasileira e internacional para mesas de discussão, atividades educativas e outras ações culturais. A Flip 2025 tem como temas centrais a crise climática, questões de gênero e raça, e a democratização da literatura.
A programação principal da Flip inclui uma programação diversificada com mesas principais: com autores e autoras de destaque, como Arnaldo Antunes, Alice Ruiz, Nei Lopes e Rosa Montero, a Flipinha que inclui atividades e oficinas para crianças. Além disso tem a FlipZona com programações e atividades realizadas em diferentes espaços da cidade sem esquecer os saraus, lançamentos e feiras literárias em diversos locais de Paraty. A Flip 2025 promete ser um evento imperdível para amantes da literatura e cultura, com uma programação diversificada e a oportunidade de celebrar a obra de Paulo Leminski.
A Casa da Música de Paraty com o patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto formalizou uma parceria acontece perto da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), e será celebrado com apresentações de três grupos da Casa da Música durante a programação da Casa Flip+Motiva.Com cerca de 400 horas mensais de aulas, a instituição oferece 290 vagas em 23 modalidades de ensino, proporcionando um ambiente de aprendizado que valoriza tanto a técnica quanto a expressão artística e contribui para o desenvolvimento cultural da comunidade de Paraty.
A Casa PublishNews é um dos espaços parceiros da Flip e vai reunir mais de 102 convidados em 28 painéis e mesas de debates em meio a uma programação voltada para discutir e propor reflexões e ações para o setor do livro no Brasil. Assuntos como formação de leitores, políticas públicas do livro, tecnologia na indústria editorial, livros mais vendidos, feiras e eventos literários, ESG, literatura, podcasts e neurociências estarão contemplados nos debates – entre outros temas.
A programação completa da 23ª Festa Literária Internacional de Paraty pode ser conferida pelo site flip.org.br.






Comentários