top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Gastronomia: as melhores opções para você se deliciar e conhecer as novidades do setor

Atualizado: 5 de fev.

Dicas de bons restaurantes e espaços gastronômicos para você curtir e saborear


Sabores da Praia Arroz Cremoso de Camarão e Catupiryvcomareceita Explosão de sabores - Foto Jéssica Aquino

Festival Sabores da Praia em Ilhabela (SP) acontece em março

Apreciadores das culinárias italianas, japonesas, francesas, portuguesas e até libanesas terão a oportunidade de vivenciarem experiências gastronômicas desses e de outros países durante o 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela, que será realizado entre os dias 18 de abril e 19 de maio nos mais badalados e conceituados restaurantes do arquipélago.Os chefs estão elaborando pratos exclusivos para a ocasião e grande parte tem como principais ingredientes os frutos do mar, com um quê de contemporaneidade. Lulas, polvos, camarões e peixes de diversas espécies compõem as criações.


Pratos  - O  Restaurante Flamboyant, da Pousada Velas do Engenho, preparou para o festival o Arroz Cremoso de Camarão e Catupiry, uma releitura do tradicionalíssimo risoto. Muito bem servido e extremamente saboroso, o prato é preparado com camarões refogados, puxados com arroz e catupiry, além de tomate em cubos e cebolinha.Especializado em frutos do mar e gastronomia contemporânea, o Atelier do Tonhão apostou no Peixe à Ilhabela para conquistar o paladar do público que prestigiará o Festival. Para preparar o prato, o badalado Chef Tonhão escolherá peixes locais da época para tornar o prato mais fresco e saboroso.


Peixe local, escamas de banana da terra e azeite de ervas do Atelier do Tonhão - Foto Jéssica Aquino

Outro prato que promete fazer sucesso no 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela é a Lula à Brasileira, do consagrado Espaço Tangará Restaurante, localizado na bucólica Praia do Jabaquara, ao norte da ilha principal do arquipélago.Além de restaurantes, também poderão participar do festival gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, hotéis, pousadas, cervejarias, produtores artesanais e similares. O evento se tornará uma grande vitrine para que os estabelecimentos possam divulgar seus produtos e serviços.

O Festival está sendo realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau, A ideia é movimentar a ilha no período de baixa temporada.O evento acontecerá em abril e maio, considerados os melhores meses para visitar os atrativos turísticos de Ilhabela. A cidade é repleta de praias, cachoeiras, trilhas, ecoturismo, birdwatching, mergulho, esportes náuticos, cultura, história e, claro, muita gastronomia.

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Ilhabela será realizado pelo Ilhabela Convention & Visitors Bureau em parceria com o Grupo Sabores, patrocínio de Sandara Comida Libanesa Artesanal e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, do Portal Hora Campinas e da Revista Travel for Life

 

Uma rica gastronomia com uma bela vista panorâmica - foto Divulgação

Botafogo Praia Shopping convida a um tour gastronômico

A promessa de uma viagem ao mundo pelos sabores da gastronomia dos mais variados pedaços do planeta sem sair de um dos cartões-postais do Rio de Janeiro. Isso é o que garantem os responsáveis pelo complexo gastronômico que funciona no Botafogo Praia Shopping. O mix de restaurantes ali localizados oferece pratos portugueses, italianos, australianos, brasileiros e japoneses, de fácil alcance a cariocas e visitantes. Tudo num único espaço, distribuído pelos andares do Botafogo Praia Shopping, localizado na Praia de Botafogo, nº 400, no Rio de Janeiro. A cada piso, uma nova experiência gastronômica.


Terceiro Piso - O primeiro deles é o  Ogro Steaks (3º piso) mescla, em um cardápio desenvolvido pelo chefe Jimmy Mcmanis, as inspirações norte-americanas dos hambúrgueres e os sucessos do paladar nacional. No pisco acima funciona o Sardinha Taberna Portuguesa que traz as receitas especialíssimas diretamente da ‘terrinha’ e conta com um menu sofisticado e delicioso, que tem várias receitas de sucesso entre os frequentadores. Já o Outback localizado no mesmo piso, traz um mix entre a culinária australiana com um toque abrasileirado; os pratos, que já caíram no gosto nacional, variam entre saladas e carnes preparadas na grelha. Outra opção no mesmo andar é o Amélie Crêperie  inspirado nos bistrôs franceses, desde a ambientação ao cardápio, e se especializou em Galettes e crepes doces com recheios especiais; o menu principal traz ainda entradas exclusivas, pratos inspirados em comida de bistrô e uma selecionada carta de vinhos.  


Momentos de descontração - foto Divulgação

Quinto Piso - No quinto piso a dica é o  Mamma Jamma com destaque para a experiência italiana, a definição do exagero, mas de afeto. As massas, pizzas e pratos são feitos com carinho, como se uma Mamma os preparasse, sempre atenta aos detalhes. No mesmo andar funciona o Hatch, restaurante japonês, traz a assinatura do empresário Marcel Nagayama, terceira geração da família criadora, em São Paulo, do sofisticado Naga. O local oferece ainda uma aconchegante experiência premium a seus clientes, que podem se deliciar com os pratos especialmente preparados, e servidos com uma vista espetacular da Baía da Guanabara.

Sétimo Piso – Destaque para o Empório do Galeto (7º piso) com seus temperos especiais em carnes nobres, preparadas por mestres do churrasco, especialistas em oferecer o corte mais saboroso à mesa; a especialidade da casa é o galeto, crocante por fora e suculento por dentro. 

Nono Piso – Para quem busca uma rica experiência com novos sabores da gastronomia de boteco que exalta a brasilidade, a dica é o  Brewteco (9º piso), que ocupa o Terraço Botafogo, oferece, pratos clássicos, petiscos inovadores e muitas opções de chopes artesanais ou tradicionais. 

 

Os restauranres da Cidade vão mosrtrar o melhor da gastronomia - foto Divulgação

Petrópolis Gourmet acontece na Região Serrana com o melhor da gastronomia


Petrópolis prepara o evento gastronômico mais aguardado do ano com a 23ª edição, o festival Petrópolis Gourmet chega com um tema irresistível: a "gastronomia afetiva". A proposta é conduzir os visitantes em uma viagem pelo paladar e memórias, explorando os sabores que tocam a alma e aquecem o coração. De 10 a 26 de novembro, nos restaurantes, nas praças, nos shopping e nas ruas, os talentosos chefs locais irão compartilhar experiências e sabores em pratos únicos e inovadores, preparados com ingredientes locais e afetividade. O evento é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau com a participação de 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens e curadoria de Márcio Ricci, chef internacional, radicado há 20 anos em Portugal.


A programação completa com menus, oficinas, agitos gastronômicos, palestras e todas as atividades estão no site www.petropolisgourmet.com.br. “O Petrópolis Gourmet 2023 é um convite para explorar a magia da culinária, um tributo à riqueza da gastronomia afetiva e à hospitalidade de Petrópolis. É um evento imperdível para todos os amantes da boa comida e para aqueles que desejam se aventurar em uma jornada gastronômica única e inesquecível. Será uma experiência que vai além do sabor e mergulha nas emoções que a comida pode despertar”, antecipa o presidente do PC&VB, Samir el Ghaoui.


Um dos destaques da ampla programação fica por conta do "Desafio do Chef", onde os chefs participantes competem na criação de pratos incríveis, revelando o melhor da gastronomia regional, com o vencedor recebendo como prêmio uma viagem de 15 dias a Portugal, toda custeada e com um curso em um restaurante de Lisboa. As oficinas culinárias são o coração do evento, onde chefs renomados compartilham seus segredos e técnicas, permitindo que os participantes desvendem os mistérios da culinária. Desde a Cuca Alemã até o Bolo de Panqueca, passando pelo Hambúrguer Mineiro e a Paella Valenciana, cada oficina é uma oportunidade de mergulhar em sabores e aprender com especialistas. Uma das características mais cativantes deste ano é a oficina "Avós e vetos - afeto através do tempo." Além das oficinas, o Petrópolis Gourmet invade as ruas com eventos como o "Agito Gastronômico" no Hortomercado, em Itaipava, e na Rua Teresa. Dentro da programação vale ressaltar o dia do Chefs na Praça que acontece no dia 14 a partir das 11h. Serão 20 chefs cozinhando em conjunto numa verdadeira “farra gastronômica, com apresentação de receitas elaboradas e muita animação.


Em Gramado as delícias estão à mesa: Foto Divulgação

Festival Sabores da Montanha acontece no Sul e Sudeste

Quem tem planos de viajar pela região Sul do país e algumas cidades do Sudeste e aprecia a boa cozinha deve ficar atento ao Festival Gastronômico Sabores da Montanha.


Região Sudeste - A Sabores da Montanha está sendo realizado nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início no último dia 2 de junho e prosseguirá até 30 de julho em 29 cidades dos três estados, espalhadas pelas regiões da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico, Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá. Ao menos 70 restaurantes participam deste evento. Saiba mais em www.saboresdamontanha.com.br. A Sabores da Montanha, organizadora do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira paulista.


Região Sul - A edição Sabores da Serra Gaúcha será realizada entre os dias 11 de outubro e 26 de dezembro, em cidades gaúchas. O evento terá a participação de restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, chocolaterias, produtores artesanais e similares da região. Além de Gramado,Canela. Caxias do Sul e Bento Gonçalves, será uma grande oportunidade para que pequenos restaurantes de outros municípios da Serra Gaúcha possam divulgar seus pratos típicos da região, pois geralmente ficam de fora dos grandes eventos gastronômicos.

Trata-se do primeiro festival a reunir as cidades da Serra Gaúcha, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. O evento pretende promover experiências inusitadas para o público, formadores de opiniões e para toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional da Serra Gaúcha.Além dos estabelecimentos, os pequenos produtores artesanais também terão a oportunidade de mostrar seus produtos ao grande público que visitará a região atraído pelas festividades natalinas e de fim de ano.

Devem participar estabelecimentos da Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula), Região da Serra – Uva e do Vinho (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis) e Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Vacaria). O principal objetivo do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.

Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br


Fazenda Geneve : um complexo de lazer rural com as delícias dos queijos de cabra

Quem passa pela rodovia Teresópolis-Friburgo além de poder desfrutar de uma paisagem intercalada por montanhas e plantações de hortifruti, tem oportunidade de conhecer a Fazenda Geneve. O acesso se dá pelo quilômetro 16, na localidade de Venda Nova. Ali, os turistas podem entre quarta-feira e domingo dar uma parada para se aventurar neste complexo, que conta com queijaria, restaurante, além de criação de animais como cavalos, patos, coelhos, galinhas e cabras. A criançada adora.



Vale lembrar que não é cobrada qualquer taxa de entrada aos visitantes. Todo o processo de produção dos queijos de cabra, bem como de outros tipos, além de sabonetes, cremes, shampoos e derivados tem acompanhamento de profissionais qualificados e padrão internacional. Além de poder circular pelas alamedas do complexo, o turista tem oportunidade de saborear porções de queijo de cabra (a R$ 24,00) além de outras iguarias como quiche que queijo de cabra. Há também um restaurante que oferece refeições incluindo entrada e sobremesa.

Há opções de visitas guiadas que devem ser agendadas previamente pelos telefones (21)3643-6391 ou (21) 99435-3502


Gramado: a tradição dos Cafés Coloniais

O Café Colonial do Coelho e suas delícias

Visitar a bela cidade de Gramado na Serra Gaúcha em qualquer época do ano e não

saborear um típico Café Colonial, é como ir a Roma e não visitar o Vaticano. São

dezenas de restaurantes que oferecem mais de 80 iguarias, entre doces e salgados. Eu

mesmo tive a oportunidade de realizar reportagens na região e conhecer alguns dos Cafés Coloniais mais conhecidos da região:


Café do Coelho

É um dos mais tradicionais e fica na rodovia que liga à Canela, na avenida das Hortênsias 5433. Seu proprietário, Zanis Coelho, foi um dos pioneiros a introduzir esta iguaria na Serra Gaúcha. Zanis e sua equipe esbanjam simpatia ao receber os turistas com uma recepção acolhedora e um serviço de qualidade e eficiência. A cada ano, novos pratos são incorporados ao cardápio, como o Bolo de Cerveja. Vale lembrar que a compra antecipada pelo site garante desconto de 10% no preço, também há descontos para grupos. Para mais informações acesse: www.cafedocoelho.com.br


Bela Vista Café Colonial

É também um dos mais conhecidos e frequentados na cidade. Fica localizado na av. das Hortênsias 3500. O Bela Vista abriu suas portas em 1972, sendo considerado o primeiro café colonial do Brasil. Desde então, exibe suas famosas receitas que prestigiam a culinária dos imigrantes com uma pitada do sabor brasileiro. Para mais informações acesse: https://belavista.tur.br/


Torre Café Colonial

É outra casa tradicional que não pode ficar fora da relação dos principais cafés coloniais da Serra Gaúcha. Fica localizado na Av. das Hortênsias, 2174. O estabelecimento inclui no cardápio chocolates quentes, chás e grande variedade de pães especiais, bolos e tortas, oferecendo um café colonial variado e aconchegante. Informações pelo site: www.torrecafecolonial.com.br


Tiradentes realiza seu festival Gastronômico em agosto

Turistas aproveitam o Festival Gastronômico em Tiradentes / Foto: divulgação

A 26ª edição do tradicional Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes é sem

dúvida o maior evento do gênero em Minas Gerais. O evento ocorre este ano entre 18 e

27 de agosto com expectativa de superar a marca de 50 mil turistas e visitantes. Durante os 10 dias de Festival acontecem oficinas, concursos, atividades culturais e gastronômicas com o melhor da cozinha mineira. O evento, que se concentra na Praça da Rodoviária, no Santíssimo Resort e no Largo das Forras, é uma iniciativa do projeto Fartura Brasil, a maior plataforma de gastronomia do país.


Nos Jantares Especiais, os chefs têm a oportunidade de criar pratos inovadores e

compartilhar experiências de diferentes culturas em jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos. Na Mercearia Fartura os visitantes do evento têm a oportunidade de encontrar, degustar e levar para casa mercadorias exclusivas diretamente das mãos de quem produz. Este evento faz parte do Festival Fartura Brasil, criado em 1997 por Ralph Justino, ex-prefeito de Tiradentes que fez muito pela cidade e pela gastronomia do Brasil, uma vez que não existiam festivais como este. Outras informações podem ser obtidas pelo site: https://www.farturabrasil.com.br/


Trancoso ganha novos restaurantes neste verão

Restaurante Favoritto e seu ambiente aconchegante/ Foto: divulgação

Quem for visitar o Quadrado de Trancoso precisa aproveitar para dar uma paradinha no

restaurante Favoritto Seja pela beleza do lugar – que já surpreende os turistas –, seja pela fama de gastronomia regional, o estabelecimento já se tornou parada obrigatória para quem visita a região. Sob direção de Letícia Turano e Leandro Oliveira – casal com mais de 15 anos de experiência na área -, o restaurante está presente há quatro anos na cidade. Após o sucesso na região, o grupo decidiu expandir e inaugurar mais dois empreendimentos inéditos, os restaurantes: Bonitto e Allegria. Também localizados no Quadrado, os novos pontos buscam proporcionar diferentes experiências gastronômicas para Trancoso.


Especializado na culinária mediterrânea e com uma grande variedade de pescados e frutos do mar, o Favoritto tem como proposta oferecer uma nova e rica experiência gastronômica. No cardápio do Bonitto, o destaque fica por conta das carnes, frutos do mar e

legumes, além é claro da a parrilla contemporânea. Já o Allegria se destaca pelo culinária asiática.


Churrascaria Palace mantém a boa tradição desde 1951


Delícias da Churrascaria Palace / Foto: divulgação

Há churrascarias e churrascarias. Entre as mais conhecidas e tradicionais do Rio de

Janeiro está a Palace, na rua Rodolfo Dantas n.16, em Copacabana. Fundada em 1951, é a mais tradicional churrascaria da cidade. Conhecida internacionalmente pelo seu autêntico estilo carioca, surgiu no período dos "Anos Dourados" junto da Bossa Nova. O estilo musical faz parte da trilha sonora do ambiente, também homenageado com o painel Santa Ceia da Bossa Nova, que fica exposto no salão da churrascaria e conta com grandes nomes do estilo. O rodízio da Palace inclui 30 tipos de carnes nobres, frutos do mar e peixes. Cortes criados pela casa se destacam, como a Picanha Borboleta, Paleta de Cordeiro ao Douro e a Costela Prime. Funciona todos os dias e o rodízio sai por R$205,00 por pessoa. No ano passado conquistou o prêmio de Melhor Churrascaria Rodízio do Rio de Janeiro pela VEJA Rio Comer e Beber 2022. Central de Reservas pelo telefone ou WhatsApp: (21) 2541-5898.


Brasileiros estão entre os melhores restaurantes do mundo!

Dois restaurantes brasileiros figuram na lista dos 25 melhores do mundo, segundo votação realizada pelo site TripAdvisor. O Oro Restaurante, no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, ficou em segundo lugar e o Restaurante Origem  em Salvador, ficou em 12º no ranking do Travellers' Choice 2022. Já o restaurante A Casa do Porco, que fica no Centro de São Paulo, foi considerado pela revista britânica "Restaurant" o sétimo melhor do mundo na lista "The World's 50 Best Restaurants".





117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião

bottom of page