Campos do Jordão (SP)
- Luiz Marcos Fernandes
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Confira programação do Festival de Inverno que vai até 3 de agosto

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 55ª edição com uma programação artística que se estende até o dia 03 de agosto e está dividida entre oito locais de apresentações, sendo quatro em Campos do Jordão e quatro na capital paulista. O Festival é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Para esta 55ª edição, o público poderá conferir mais de 80 concertos, todos com entrada gratuita, distribuídos entre quatro locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos, além do feriado de 9 de julho); a impactante Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados, domingos e também em 31 de julho) e que, além de tudo, conta com uma belíssima vista das montanhas; e o histórico Espaço Cultural Dr. Além, que volta a integrar a programação do Festival depois de seis anos, com agenda distribuída durante a semana
.
Considerado a "espinha dorsal" do Festival, seu Módulo Pedagógico oferece, nesta edição, 141 bolsas de estudo a jovens músicos: são 123 bolsas para instrumentistas, seis para regentes, seis para pianistas e seis para violonistas. Durante um mês, os alunos participarão de atividades de Orquestra, Música de Câmara (Instrumento), Núcleo de Música Antiga (dividido em Grupo Instrumental e Madrigal), Camerata, Regência, Piano e Violão, além de integrarem a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach do Festival (de Música Antiga) e a Camerata do Festival — todas com diversos concertos agendados em Campos do Jordão e em São Paulo.
Entre os dias 9 e 15 de julho, a programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão ganha destaque com apresentações de bolsistas, professores e grupos convidados em diversos palcos da capital e da cidade serrana.
Na Sala do Coro, no segundo andar da Sala São Paulo, haverá concertos nos dias 9 e 11 de julho, com apresentações de bolsistas e professores do Festival. No dia 10, o espaço recebe o Quarteto Camargo Guarnieri.
A Estação Motiva Cultural, novo espaço multiuso anexo à Sala São Paulo, traz uma programação variada: nos dias 10, 11 e 12 de julho, acontece a Jornada Paulista de Dança, com a presença de diversos grupos convidados. No dia 14, o destaque é o concerto do Quarteto Ulysses, um dos grupos internacionais que integram este Festival.
A Camerata do Festival se apresenta em dois momentos: no dia 12, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e no dia 13, na Sala São Paulo, sob a regência da maestra Claudia Feres.
Já a Orquestra Bach do Festival realiza dois concertos: no dia 12, na Sala São Paulo, e no dia 13, no Auditório Claudio Santoro, no alto da Serra da Mantiqueira.
No feriado de 9 de julho, o Parque Capivari recebe dois concertos especiais: às 11h, com a Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo, e às 15h, com a Camerata da Polícia Militar. Ainda no Parque, no sábado (13/07) e no domingo (14/07), o público poderá assistir à Brasil Jazz Sinfônica, à Orquestra Sinfônica de Sorocaba e à Orquestra de Câmara da USP.
No Espaço Cultural Dr. Além, a programação da semana inclui: Quinteto Villa-Lobos, no dia 9; Quarteto Karandá com o Coro Jovem de Campos do Jordão, no dia 10; e o Coro da Osesp com seu novo regente residente, Kaique Stumpf, no dia 11.
O Auditório Claudio Santoro, localizado no belíssimo Museu Felícia Leirner, recebe a Orquestra Sinfônica da USP, no dia 11, com participação especial do violinista Guido Sant’Anna.A Capela São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista, também recebe dois importantes conjuntos de câmara: o Quarteto Zahir, no dia 12, e o Quarteto Camargo Guarnieri, no dia 13.Fechando a semana com brilho, a Osesp volta à programação do Festival com um concerto especial na Sala São Paulo, no dia 13 de julho, às 11h. A regência será do renomado maestro russo Vasily Petrenko, atual titular da Royal Philharmonic Orchestra, de Londres.
Comentários