Belém (Pa)
- Luiz Marcos Fernandes

- 29 de set.
- 2 min de leitura
Festa do Círio deve reunir 2 milhões de participantes este ano

Antes de realizar a COP 30, as atenções em Belém do Pará se voltam para a festa religiosa do Círio de Nazaré que este ano terá um reforço importante neste ano. Pela primeira vez, a tradicional festa de fé da Amazônia contará com R$ 2 milhões de recursos federais. Os investimentos do Ministério do Turismo são destinados à Diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela organização da celebração. O Círio é a maior manifestação religiosa do país e movimenta não apenas a fé, mas também a economia, o turismo e a geração de emprego e renda para Belém e para todo o Pará.
Em 2024, o Círio de Nazaré reuniu cerca de 2 milhões de pessoas em Belém, com impacto econômico superior a R$ 190 milhões. Para 2025, a expectativa é superar esse número, ampliando os benefícios para setores como hospedagem, transporte, gastronomia, comércio e serviços. A programação do evento começa no dia 07 de outubro com a Missa dos Comunicadores às 18h, na Basílica-Santuário de Nazaré. Em seguida acontece a Abertura Oficial da Festa seguida da Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento – 8h, na Capela do Bom Pastor (Centro Social de Nazaré).
No sábado dia 11 acontece a tradicional Romaria Rodoviária (Igreja Matriz de Ananindeua) a partir das 6h da manhã, seguida da Romaria Fluvial (Trapiche de Icoaraci) com dezenas de embarcações. Às 11h30 do mesmo dia tem o desfile da Moto Romaria (com concentração na Praça Pedro Teixeira). Ao meio dia a descida da Imagem (Basílica-Santuário de Nazaré) e às 16h30 acontece a Missa de Trasladação (Colégio Gentil Bittencourt) encerrando às 17h30 - Trasladação (Colégio Gentil Bittencourt). No domingo dia da grande festa tem a Missa do Círio na Catedral de Belém a partir das 6h seguida da procissão principal do Círio de Nazaré (saindo da Catedral de Belém) pelas principais ruas da Cidade.






Comentários