top of page

Belém (PA)

Foto do escritor: Luiz Marcos FernandesLuiz Marcos Fernandes

Conheça os atrativos da capital paraense, sede da COP 30 

Vista do Forte do Presépio tendo ao fundo a vista da Cidade - foto Divulgação
Vista do Forte do Presépio tendo ao fundo a vista da Cidade - foto Divulgação

No roteiro turístico da Região Norte a cidade de Belém tem conquistado a cada dia maior espaço na mídia, em função da COP 30, conferência climática de grande relevância, programada para acontecer de 10 a 21 de novembro, com uma estimativa de receber aproximadamente 40 mil participantes incluindo chefes de Estado e o presidente Lula com sua comitiva, além de políticos e dirigentes, sem falar nas instituições que tratam da preservação ambiental. O turismo no Pará tem crescido nos últimos anos, com um aumento significativo no número de visitantes. Só em 2024, o estado recebeu cerca de 1,2 milhão de turistas, superando em 15% os números do ano anterior.

 

Independente deste evento, a cidade reserva inúmeros atrativos turísticos. É o caso do tradicional Mercado Ver-o-Peso, bem como passeios de barco para conhecer o encontro do rio com o mar  que acontece na Baía do Guajará, onde se encontram os rios Guamá e Acará com o Oceano Atlântico. Isso sem falar no Theatro da Paz, sem falar na Basílica Nossa Senhora de Nazaré famosa pela procissão do Círio de Nazaré, passando pelo Forte do Presépio, o Complexo Feliz Luzitânia, o Mangal das Garças e a Estação das Docas. A região mais próxima da cidade para curtir um bom banho é a Ilha do Mosqueiro

Vista de Salinópolis - foto Divulgação
Vista de Salinópolis - foto Divulgação

PASSEIOS - Para quem tem uma agenda com maior tempo de permanência na cidade há passeios imperdíveis como a Ilha de Marajó, com acesso por barcas e a cidade de Salinas, situada a cerca de 220 quilômetros da capital e conhecida por suas praias de areia branca e águas mornas como a de Atalaia, emolduradas por manguezais, dunas e ilhas paradisíacas. Salinas, com seu passado histórico que remonta ao século 17, oferece uma imersão na cultura e costumes locais, com construções e vestígios que contam a história da região. Além disso, a cidade é porta de entrada para a Amazônia Atlântica, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar a rica biodiversidade da região.

 GASTRONOMIA – Os pratos a base de peixe de água doce, em especial as moquecas são o carro chefe. Não se pode esquecer também o açaí paraense, a dormência do jambu, o sabor do tucupi e a intensa maniva é fundamental para vivenciar Belém. Os ingredientes compõem pratos junto aos maravilhosos peixes e camarões amazônicos e rendem iguarias como o pato no tucupi, a caldeirada paraense, a maniçoba, o tacacá e o vatapá do Pará, entre outras iguarias.

Boas Opções de Hospedagem

Aqualand Ecoresort - foto Divulgação
Aqualand Ecoresort - foto Divulgação

Salinas - Para quem pretende conhecer Salinas a melhor opção de hospedagem na região é o Aqualand Resort (aqualandresort.com.br) uma das principais opções de hospedagem. O resort conta com uma estrutura completa, incluindo 364 acomodações, serviços de qualidade e uma diversificada seleção de restaurantes. Os hóspedes do Aqualand Resort também têm acesso a todas as atrações do Aqualand Park, o maior complexo aquático do Norte do país.

Hotel Vila Rica, em Belém - foto Divulgação
Hotel Vila Rica, em Belém - foto Divulgação

Belém – Na capital uma boa indicação é o Hotel Vila Rica Belém é uma excelente opção de hospedagem. Localizado em uma área estratégica da cidade, oferece fácil acesso ao aeroporto e aos principais pontos turísticos. O hotel combina estrutura completa, com quartos confortáveis, piscina, restaurante e um ambiente acolhedor para quem busca uma estadia tranquila após dias intensos de festa e cultura.

Mais informações: www.hoteisvilarica.com.br



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page