Amazonas
- Luiz Marcos Fernandes
- 5 de jun.
- 2 min de leitura
Parintins realiza a partir deste dia 26 o maior festival folclórico do país

Um espetáculo de cores e tradições – com uma grandiosidade semelhante ao do Carnaval na Sapucaí – mas voltado para o folclore da região Norte acontece a partir deste dia 26 na região Norte do país. É o Festival de Parintins que abre oficialmente ao público neste dia 26 com a presença dos cantores Pablo e Nattan além de artistas locais no Bumbódromo em Parintins, com a chamada Festa dos Visitantes além do espetáculo do Boi-Bumbá com apresentações de artistas dos bois Caprichoso e Garantindo. Este evento é gratuito. Já o Festival em si cobra ingresso aos visitantes.
No dia 27 começa oficialmente o Festival, que se estende até o dia 29 com a apresentação dos desfiles. De um lado a Caprichoso e do outro a Garantido. Quem for prestigiar o 58º Festival de Parintins, considerado o maior espetáculo a céu aberto do mundo, não pode deixar de conhecer os locais onde a magia começa: os currais dos bois Caprichoso e Garantido. Mais do que espaços culturais, esses centros fervilham de identidade, memória e emoção, sendo paradas obrigatórias para quem quer mergulhar de verdade na alma da festa que acontece há mais de meio século no meio da floresta amazônica. Os currais fazem parte do roteiro turístico da cidade, destacando que ambos contam com estruturas dedicadas a receber turistas e torcedores das nações azul e vermelha com programações especiais, museus, lojas de artesanato e vivências culturais.

O espaço conta com Museu do Caprichoso, que reúne a linha do tempo com fotos e relíquias que contam a trajetória do boi e do festival, além de palco de ensaios e eventos, onde o ritmo da galera azulada ganha vida todas as noites. A festa folclórica, que já é tradicional no calendário cultural amazonense, ocorre no Bumbódromo de Parintins, no interior do estado. As duas agremiações defendem um tema.Este ano, o Boi Caprichoso vai defender o tema "Tempo de Retomada.
Já o Boi Garantido vai trabalhar esse ano, o tema "Boi do Povo, Boi do Povão". Para quem tem interesse em conhecer o Festival é bom saber que existem agências de turismo receptivo como a Amazonas Destinations que oferecem pacotes com pernoite em Manaus, além de transfer em lanchas até Parintins e ingressos para o evento, além de hospedagem local. O pacote sai por R$ 9 mil, o casal. A Azul Viagens também oferece pacotes aos interessados com hospedagem e passagem aérea. Há voos de Manaus para Parintins mas é preciso fazer uma consulta prévia pois a maioria dos voos não têm mais passagens na semana do Festival. Do mesmo modo que se deve fazer reservas em uma das 25 pousadas de Parintins com antecedência.
Comentarios