top of page

Visconde de Mauá (RJ)

  • Foto do escritor: Luiz Marcos Fernandes
    Luiz Marcos Fernandes
  • 7 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de abr.

Encantos da natureza e Festa do Pinhão são atrativos em maio

Para quem curte a natureza uma boa dica para se desfrutar de seus encantos o destino é Visconde de Mauá, próxima a Resende, e que em maio terá um atrativo a mais: a Festa do Pinhão  um evento que celebra a arte e a natureza inspiradas na araucária e no pinhão. A festa inclui shows regionais e a oportunidade de conhecer a gastronomia local. Na programação tem uma programação diversificada com shows regionais e o Salão do Pinhão onde acontece, a partir de 7 de maio.

Pratos elaborados à base do pinhão - foto Divulgação
Pratos elaborados à base do pinhão - foto Divulgação

No local haverá uma exposição de artes inspiradas na Araucária e no pinhão. Isso sem falar das aulas com chefs da região e até praça de alimentação com  comidas típicas do pinhão. Vale lembrar que entre os dias 1º de maio e 1º de junho, os restaurantes da região se unem para celebrar um dos principais ingredientes da culinária local: o pinhão. Durante esse período, os menus são enriquecidos com receitas criativas que exaltam o sabor marcante dessa semente da araucária. 

 O visitante pode provar desde risotos e massas artesanais até doces sofisticados, sempre com o toque autêntico da Mantiqueira. O ponto alto da festa será no final de semana entre os dias 7 e 9 de maio. O evento reúne música ao vivo, apresentações culturais e barracas com comidas típicas da Mantiqueira, sempre tendo o pinhão como destaque. Entre os dias 16 e 18 de maior será a vez do Concurso Gastronômico do Pinhão com a participação dos melhores chefs da região competem para criar receitas memoráveis usando o ingrediente símbolo da temporada.

Passeios e atrativos – Visconde de Mauá fica na Serra da Mantiqueira e seus atrativos começam pela Vila de Mauá com dezenas de simpáticas lojinhas que comercializam produtos típicos e artesanato. No local funcionam ainda restaurantes, armazéns e bares. Dali por uma estradinha sinuosa asfaltada em seu maior percurso se tem acesso as vilas de Maromba e Maringá onde se pode fazer compras de lembrancinhas, se hospedar em simpáticas pousadas e hotéis além de desfrutar de trilhas, cachoeiras, piscinas naturais como a do Escorrega, uma das mais procuradas entre outros atrativos. Não faltam ainda simpáticas lojinhas que vendem chocolates, licores, objetos de decoração para casa, roupas, biscoitos e uma infinidade de produtos. Há ótimos restaurantes tanto com serviço a la Carte como comida a quilo.

 

Acesso e Informações– O acesso se dá a partir do quilômetro 311 da Via Dutra e logo após a entrada para a cidade de Penedo tem início a subida para Visconde de Mauá. A rodovia é totalmente asfaltada e o acesso até lá dura em média 1h20 de carro. Para maiores informações consulte o o site: https://visiteviscondedemaua.com.br/

Comments


bottom of page