top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Trem do Corcovado tem recorde e deve fechar o ano com 1,2 milhão de passageiros

Atualizado: 30 de set. de 2023

Acesso ao monumento tem se tornado cada vez mais fácil, seguro e agradável

Novos trens combinam modernidade com um visual incrível! / Foto: Divulgação

Visitar o monumento do Cristo Redentor sempre foi um sonho de muitos cariocas e turistas: a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em pesquisa de opinião, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5% de 1.734 executivos de diferentes países como o maior símbolo da América Latina. Do mesmo modo, o Cristo foi classificado como “Uma das Sete Maravilhas do Mundo”. Por conta desse sucesso todo, o acesso ao monumento é fundamental e este tem se tornado cada vez mais fácil graças à empresa Trem do Corcovado, que vem investindo em novas tecnologias e inaugurou há quatro anos seus novos trens.


Em função da pandemia, muitos visitantes acabaram por adiar esse programa. De acordo com Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado, o movimento foi sendo restabelecido gradativamente, mas a partir desse ano ganhou proporções maiores.

“Nos seis primeiros meses do ano superamos a marca de 500 mil passageiros. Com isso, a nossa previsão até o final do ano é de que tenhamos um recorde absoluto com 1,2 milhão de passageiros”, destacou o executivo. Em 2024, o Trem do Corcovado vai completar 140 anos de funcionamento.

Sávio Neves, diretor do Trem do Corcovado / Foto: Divulgação

As novas composições, com teto panorâmico, dobraram a capacidade dos trens passando para 600 pessoas/hora. A cada viagem são transportados 134 passageiros, com saídas a cada 20 minutos da Estação do Cosme Velho. Essa nova geração de trens foi fabricada por uma empresa suíça, a Stadler. A distância desde a estação até os pés do Cristo totaliza 3.824 metros. Durante o trajeto, os passageiros podem apreciar a flora da Floresta da Tijuca, além de pássaros de diversas espécies, micos e pequenos roedores que também costumam aparecer para a alegria dos turistas. Muitas personalidades já conheceram o Trem do Corcovado, entre elas, o cientista Albert Einstein, o Papa João Paulo II, Santos Dumont e a princesa Diana.


Trem do Corcovado / Foto: Divulgação

Durante o passeio, o turista também tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os efeitos negativos que a ação humana pode causar na natureza através de uma apresentação sobre a Floresta da Tijuca com efeitos especiais, imersão 4D e versões em três idiomas (português, inglês e espanhol). O horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano. Até setembro, o funcionamento é diário, sempre das 08h às 17h. A organização do Trem do Corcovado recomenda a quem busca fazer o passeio em dias de maior movimento, como feriados, finais de semana e durante o verão, que se adquira o bilhete antecipadamente através do aplicativo ou pelo site www.tremcocorcovado.rio.


A direção do Trem do Corcovado cuida do atendimento aos clientes na estação e do bom relacionamento em todos níveis, procurando oferecer uma experiência única. Recomenda-se comprar o bilhete ou buscar informações sempre com pessoas credenciadas no local, ou por meio do portal, para se evitar o assédio aos turistas por parte de guias locais não credenciados, que visam apenas explorar o turista.


17 visualizações0 comentário
bottom of page