• Luiz Marcos Fernandes

São Paulo tem opções para todos os gostos em qualquer época do ano

Atualizado: 10 de ago.


Museu da Língua Portuguesa - foto Divulgação

A capital paulista oferece uma série de atrativos qualquer que seja a época do ano. Com diversas atrações de lazer como parques a centros culturais e museus, São Paulo é um destino onde a diversão é garantida. Boas opões não faltam. Confira aqui algumas dicas

Museus - O Museu da Língua Portuguesa ja´ foi reaberto ao público depois de ficar fechado por conta de um incêndio em dezembro de 2015, que destruiu parte do prédio localizado na Estação da Luz, região central de São Paulo. O museu convida o visitante a pensar a língua e a conhecê-la. O acervo mostra a história e a trajetória da língua portuguesa. A Rua da Língua é um painel de 106 metros de comprimento onde são projetados murais e outdoors como se ali fossem as ruas das cidades: pichações, provérbios, poemas, propagandas e inscrições anônimas da grande cidade. A linha do tempo, no segundo andar, possui uma escultura do poeta e cantor Arnaldo Antunes que simboliza justamente a língua portuguesa em movimento. Entre as novas instalações está a instalação “Línguas do Mundo”. Trata-se de uma “floresta de línguas” feita com totens que recitam frases em 23 das mais de 7 mil línguas faladas atualmente. Funciona de terça a domingo na Praça da Luz, s/nº, Portão 1, Bom Retiro. Outra opção imperdível é o MAM - Museu de Arte Moderna, localizado à Av. Paulista. Em cartaz o público pode ver a 37ª edição do Panorama da Arte Brasileira.

Museu do Futebol - O futebol é uma paixão dos brasileiros de todas as idades. Por isso, pais e filhos vão adorar passear juntos pelo Museu do Futebol, um espaço de 6.900 m² no Estádio do Pacaembu e um dos museus mais visitados do país. A exposição fixa conta com 15 salas temáticas, que mostram de forma interativa a história do futebol no Brasil e como esse esporte tornou-se parte da nossa cultura. Há ainda exposições temporárias sobre o tema.

Parque Ibirapuera - Com mais de 150 hectares, o Ibirapuera é um oásis verde em meio ao concreto de São Paulo e o parque mais famoso da cidade. Em meio a uma profusão de árvores, é o lugar perfeito para passar o dia, fazer um piquenique, caminhar ou andar de bicicleta, patinete ou skate. Outras opções de lazer dentro do Ibirapuera incluem o Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil e o Pavilhão Japonês.

Avenida Paulista - Via mais emblemática de São Paulo, a Avenida Paulista ganha outra cara aos domingos, geralmente entre 8h e 16h (horário sujeito a alterações), quando fica aberta exclusivamente para pedestres e ciclistas. São quase 3 km de extensão que se transformam em um grande e animado parque, com músicos de rua, grupos de dança ou apenas famílias que saem para caminhar e pedalar. Além disso, a Paulista é repleta de shoppings, lojas de rua, museus e centros culturais, como o MASP, a Japan House e o Sesc Avenida Paulista.

Zoo SP - Um ótimo passeio para curtir com os filhos, principalmente os pequenos, é o Zoológico de São Paulo, casa de mais de 1.500 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados. Em um ambiente ao ar livre, bem arborizado e tranquilo, é possível conhecer animais raros e ameaçados, como o mico-leão-preto, a onça-pintada e outras espécies, além de compreender o papel dos zoológicos na conservação da natureza.

Galeria do Rock - No centro da cidade, pertinho da Praça da República, a Galeria do Rock é conhecida como um dos espaços mais democráticos de São Paulo, onde estão presentes as culturas do rock, do hip hop, do skate e muitas outras tribos. A galeria ganhou vida nova a partir da década de 1990, quando ficou repleta de lojas de camisetas de bandas, tênis, acessórios descolados, itens colecionáveis, quadrinhos e discos de vinil, além de estúdios de tatuagem. Pais e filhos vão se divertir nesse local, enquanto dividem seus gostos musicais.

Informações - Para saber o que acontece na Cidade consulte o site: https://www.capital.sp.gov.br/turista





3 visualizações0 comentário