• Luiz Marcos Fernandes

Planeja ir a Cancún? Confira aqui dicas para aproveitar melhor sua viagem

Atualizado: 12 de mai. de 2021


Cancún: destino preferido dos brasileiros no Caribe

Dentre as praias do Caribe, Cancun está sempre presente no sonho de consumo de muitos brasileiros. Qualquer que seja a época do ano pode-se aproveitar preços promocionais e as suas belezas com maior tranquilidade, pois é no período que se estende até novembro que acontece a chamada baixa temporada. Decidida a viagem, é hora de se programar! Para evitar aqueles contratempos de viagem e dores de cabeça, é preciso tomar algumas medidas que certamente poderão ajudar muito a quem está planejando passar uns dias no principal destino do chamado "Caribe Mexicano". Não faltam portais que oferecem dicas a quem tem planos de ir a Cancun. Como o https://www.visitmexico.com


Oasis Cancún: um dos resorts na Zona Hoteleira

Hospedagem

Se você pretende viajar por conta própria ou em pacotes adquiridos junto a uma agência de viagens, fique atento à localização do seu hotel. O ideal é escolher um que esteja localizado na chamada Zona Hoteleira, onde o comércio e a vida noturna são mais agitados e oferecem maiores opções de lazer. A maior parte dos hotéis trabalha com sistema all inclusive, o que nem sempre é recomendável, uma vez que a ideia é aproveitar o dia livre. Além disso, certos pacotes"all inclusive" que são oferecidos por clubes de viagem em alguns resorts podem se tornar uma “gelada”, já que a maioria não inclui todas bebidas e serviços, além do fato de que você ainda é obrigado, por contrato, a participar de reuniões com "vendedores" de apartamentos para temporadas. Isso só tem vantagem para quem vai todo ano a Cancun. Opte pelos hotéis que oferecem serviço meia pensão (café da manhã e jantar).


Transporte

Fique atento ao andar de táxi, pois os preços são combinados na hora, de acordo com o humor do taxista. O ideal é obter informações prévias sobre preços e distâncias. Uma boa opção na Zona Hoteleira é a utilização dos micro ônibus que circulam a toda hora. Se você pretende ir a Cozumel, procure evitar as empresas que abordam turistas que fazem o transporte de ferry boat, pois cobram preços abusivos. O ideal é fazer a reserva prévia dos bilhetes antes de visitar a ilha.


Compras

Brasileiro adora ir às compras e uma boa dica é o shopping La Isla em Cancun, um dos mais visitados. Além do comércio, shopping possui um canal em seu interior, onde é possível avistar até crocodilos nadando. Outra dica é o Shopping Plaza Kukulcán, que tem como atração maior o Museu Sensorial da Tequila.


Gastronomia

A gastronomia típica ou internacional oferece um leque de opções. Quem não gosta de comida apimentada deve perguntar antes ao garçom o tempero usado no prato selecionado. Os mexicanos adoram pratos apimentados e abacate, entre outras iguarias. Os restaurantes á beira do canal em Cancún têm o pôr do sol como uma atração a mais, mas é sempre recomendável fazer reserva prévia em alguns deles, principalmente em períodos de alta estação ou feriados prolongados. Se for à praia de Puerto Morellos, que fica nos arredores de Cancun, aproveite para curtir as cafeterias e quiosques.


Praias

Reserve pelo menos uma semana em Cancún para aproveitar melhor os encantos do mar do Caribe de tom azul turquesa e águas transparentes. Entre os pontos turísticos mais badalados estão a Isla Mujeres, cujo acesso se dá por lancha e catamarã e Cozumel, cujo acesso se dá por ferryboat. Isla Mujeres é um verdadeiro paraíso caribenho com excelente estrutura turística. A travessia até lá de Cancún leva não mais do que 30 minutos. Já para Playa Del Carmen e Cozumel, na chamada Riviera Maia, procure reservar um dia, já que esses paraísos naturais ficam a 68 quilômetros de Cancun, com acesso de carro ou ônibus. Chegando lá, você pode curtir o agito da 5ª avenida ou os chamados beach clubs, que oferecem toda a infraestrutura de lazer náutico e serviços de bar e restaurante. De lá, você pode aproveitar para pegar um ferry boat e seguir por 45 minutos até a ilha de Cozumel, cujas paisagens emolduradas pelo mar azul fascinam pela beleza e encanto. Há inúmeros sites que detalham um pouco mais sobre esses atrativos como: www.dicasdecancun.com.br/praias/isla-mujeres e mundosemfim.com/cozumel


Chichén-Itzá: sítio arqueológico construído pela civilização maya

Natureza e Cultura

O México é um país rico em história e cultura. Reserve alguns dias para conhecer os chamados sítios arqueológicos e museus. Entre as atrações imperdíveis e mais procuradas estão as pirâmides maias como as de Chichén-Itzá, sítio arqueológico construído pela civilização maia, localizado no estado de Yucatán, distante duas horas e meia de Cancun. A maioria das agências de viagens oferece este tipo de programa. O ideal é chegar cedo devido ao grande movimento de turistas. Entre os atrativos locais, o destaque fica por conta da pirâmide de Kukulkan, conhecida como "Castelo" e considerada uma das sete maravilhas do mundo. A pirâmide tem 30 metros de altura, mas não é permitido subir seus degraus de pedra, nem adentrá-la. Não passa desapercebida a quantidade de vendedores ambulantes oferecendo de tudo, desde artesanato, pratarias e bijouterias. Outro sítio arqueológico interessante é o das ruínas de Cobá no caminho entre Tulum e Chichen Itza. Essa opção é bem interessante, pois no local oferecem a oportunidade de fazer o circuito de bicicleta e o movimento de turistas geralmente é menor. Além disso, você terá a oportunidade de conhecer a pirâmidede Nohoch Mul, com seus 42 metros de altura, que ainda pode ser escalada, e oferece uma vista privilegiada do seu ponto mais alto.


Cenotes: cavidades em áreas verdes formadas por grutas

Aventura

Outra dica importante para a sua viagem são os cenotes, cavidades em áreas verdes formadas por grutas, mas com a diferença de que estão cheios de águas da chuva, formando belos poços de água cristalina. A maior parte deles têm quedas d´água. Um dos mais bonitos fica próximo do sítio arqueológico maia de Tulum: é o cenote Dos Ojos. A dica é chegar cedo e aproveitar a tranquilidade e o sol da manhã. Não esqueça de levar seu próprio snorkel para não ter que alugar um no local. A caminho de Chichén-Itzá, há um outro cenote que normalmente é incluído nos pacotes oferecidos a quem pretende ver as pirâmides e conhecido como Ik Il onde, o atrativo maior é um lago subterrâneo de água cristalina. O local tem vestuário e serviço de bar. Para quem não quer ir muito longe, a dica é passear pela Zona Hoteleira e conhecer o Museo Maya de Cancún, uma verdadeira viagem pela história do México.


Xcaret, complexo de lazer e entretenimento

Parques Temáticos

Sem sombra de dúvidas o mais conhecido e badalado é o parque Xcaret, distante 60 km de Cancun. Ali são oferecidos vários tipos de ingressos que incluem atividades aquáticas em praias e rios. Os organizadores oferecem uma programação com mais de 50 atrativos. No caso dos rios, você tem oportunidade de seguir por um rio subterrâneo, pouco recomendável a quem tem problemas com lugares fechados. Há também aves e o borboletário com várias espécies e tamanhos de borboletas, sem falar nos shows que contam a história dos jogos e danças da civilização maia. O ideal é chegar cedo ao complexo de lazer, passar o dia e sair só à noite, quando acontece o show XCaret México Espetacular, com grupos vestidos à caráter que contam histórias e lendas através de apresentações folclóricas. O complexo conta com restaurante, bares, vestuários e muito mais. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.xcaret.com


Programação noturna

Há inúmeros bares e casas noturnas na Zona Hoteleira. Algumas delas mais turísticas com direito a shows típicos, como é o caso da Coco Bongo. É claro que o preço acaba sendo turístico também: a partir de US$ 70, podendo chegar a US$135 para o ingresso Vip. Há também outras boas opções como a Senor Frog, que também faz sucesso junto ao público jovem.


No mais, é se divertir e curtir o que Cancun tem de melhor. Boa viagem!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo