top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Penedo e Visconde de Mauá: os encantos da natureza ao seu alcance

Atualizado: 9 de jan.

Descubra os encantos desta região localizada entre Rio de Janeiro e São Paulo


Cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá

Tive oportunidade de conhecer a pequena colônia finlandesa de Penedo localizada no Sul Fluminense, na década de 80. Naquela época, os descendentes dos primeiros colonos vindos da Finlândia formavam uma pequena comunidade onde cultivavam as suas tradições, desde a rica gastronomia, com seus molhos, chutneys de manga ou frutas, além do artesanato expresso em peças de cerâmica pintadas a mão e tapeçarias. Isso sem esquecer dos tradicionais bailes no Clube Finlandês onde grupos folclóricos costumavam se apresentar nos finais de semana. Hoje Penedo se transformou num grande polo turístico com dezenas de lojinhas de artesanato, uma centena de restaurantes e pousadas, além do chamado turismo de aventura por trilhas e cachoeiras. Pouco restou da influência dos primeiros colonos. Na verdade, Penedo pertence a Itatiaia, cuja atração maior é o Parque Nacional, distante sete quilômetros de Penedo.

 

Do mesmo modo que Penedo passou por uma verdadeira metamorfose, Visconde de Mauá – distante 29 quilômetros de Penedo – também mudou completamente nos últimos 40 anos. Me recordo que, em 1982 tive oportunidade de acompanhar a primeira excursão rodoviária do Rio de Janeiro até lá, organizada pela Itatiaia Turismo. O programa incluía o traslado em ônibus de turismo na sexta-feira à noite, pernoite no Hotel Três Pinheiros, um dos únicos da região, e retorno no domingo. O problema na época era mesmo o acesso: uma estrada de terra em péssimas condições. Para se ir de Penedo a Visconde de Mauá se levava cerca de 1h30 de carro. Quando chovia ninguém passava.  Só para se ter uma ideia das condições da estrada, o ônibus que interligava Mauá a Resende se chamava “Cata Ossos”. Não é preciso dizer mais nada. Hoje em dia a coisa mudou: está tudo asfaltado, e com o progresso vieram os turistas, em sua maioria cariocas e paulistas.

 

Desde então, Mauá se transformou por completo: hoje tem desde dezenas de pousadas simples a hotéis com todo luxo e conforto. Do mesmo modo a gastronomia se sofisticou juntamente com os serviços de atendimento ao turista. Claro que os preços subiram. Na alta temporada, nos meses de verão ou em julho então, nem se fala. Pude constatar essa nova realidade durante uma viagem recente realizada no final de 2023 quando estive em Penedo e Visconde de Mauá.


Em Dezembro a vila da Pequena Finlândia ganha cores e luzes

Descubra os encantos de Penedo

O acesso a Penedo se dá pelo quilômetro 311 da Via Dutra. Do Rio de Janeiro até lá são cerca de duas horas de carro. Em dezembro, a vila da Pequena Finlândia onde está localizada a casa do Papai Noel, no centro de Penedo ganha uma decoração especial e se transforma num verdadeiro presépio a céu aberto. Nos finais de semana o movimento de turistas é intenso e alguns deles aproveitam para um passeio num trenzinho que cruza as ruas da cidade.


Nestes dias o comércio costuma ficar aberto até mais tarde. São dezenas de lojinhas que oferecem desde um artesanato variado até chocolate caseiro, delikatessen , bem como uma infinidade de ofertas. Verdade que quando se fala de natureza, Penedo tem lá seus atrativos incluindo trilhas e cachoeiras. Nada que se compare ao Parque Nacional de Itatiaia, mas ainda assim, vale a pena. Existem até mesmo empresas especializadas em programas de turismo aventura. É o caso do Águia de Penedo que oferece passeios de quadriciclo. Informações pelo (24) 99815-8112.


No Truta Viva você pesca sua truta e pode saborear o peixe preparado na hora pelo restaurante em anexo ao complexo

Gastronomia - A gastronomia de Penedo é bem variada e inclui desde churrascarias a pizzarias, passando pelos restaurantes especializados em trutas. Uma dica interessante para quem aprecia uma truta grelhada é fazer um passeio até o restaurante Truta Viva, que funciona de quinta a domingo a partir das 10h. Ali, o turista tem a oportunidade de pescar a sua própria truta para levar ou mesmo saborear o peixe preparado na hora. Outras informações podem ser obtidas pelo site:www.trutaviva.com.br.


Hotel Bertell, uma das boas opções de hospedagem

Hospedagem Penedo conta com inúmeras pousadas e hotéis que oferecem em sua maioria hospedagem com café da manhã. Uma infinidade deles e que se concentram ao longo da via principal e nos arredores. Tive a oportunidade de me hospedar no Hotel Bertell, que é bem central e permite deixar o carro para caminhadas por Penedo. Conta com apartamentos e chalés amplos e confortáveis localizados em meio a um espaço verde. No lazer oferece piscina adulto e infantil, sauna finlandesa com hidro, salão de jogos, sala de ginástica, parque infantil, brinquedoteca e uma mini fazendinha. No café da manhã um buffet farto com variedades e sucos. Para mais informações consulte o site:www.hotelbertell.com.br


Passeios – Com tempo reserve um dia para uma visita ao Parque Nacional de Itatiaia. Conta com um Centro de Visitantes além de passeios por trilhas que levam a piscinas naturais e quedas d´água. Se a fome apertar o hotel do YPê, localizado no interior do parque conta com um restaurante aberto ao público tanto para almoço como jantar. O buffet inclui saladas e sobremesas. O acesso ao parque é administrado pela empresa Parquetur e neste mês de janeiro tem preços promocionais a partir de R$ 35, por dia, o ingresso, sendo que crianças e idosos pagam meio. Também é cobrada uma taxa por veículo.

 Dica: Fora da temporada de verão, férias de julho e feriados prolongados parte do comércio só funciona de quinta a domingo.


A vila de Mauá: clima bucólico com a igrejinha de São Sebastião

Descubra os encantos de Visconde de Mauá

 Acesso – De Penedo a Visconde de Mauá são 29 quilômetros em estrada asfaltada sendo que alguns trechos se requer atenção pela falta de um melhor manutenção. A Vila de Visconde de Mauá é o primeiro ponto de parada para quem vem de Penedo. Antes de se aventurar, logo na entrada fica um posto de informações turísticas onde se pode aproveitar para saber mais sobre os atrativos e serviços da região.  Chama a atenção a fachada majestosa da igreja de São Sebastião logo na entrada. Seguindo pela via principal o turista se depara com simpáticas lojinhas e restaurantes


Vale lembrar que a exemplo de Penedo, boa parte só abre as portas de quinta a domingo durante a baixa temporada. Com tempo, dê uma parada na Cheiro da Roça, onde se pode tomar um café moído na hora e encontrar lembranças e produtos típicos fabricados na região. Também vale a pena dar uma passada num pequeno centro comercial Aldeia dos Imigrantes com suas simpáticas lojinhas. Dali a dica é seguir por uma estradinha rumo as vilas de Maromba e Maringá, sendo que Maringá é dividida por um rio onde parte está localizada no Estado do Rio e a outra, em Minas. Vá entender.


A lojinha Cheiro da Roça é ponto de parada dos turistas

Passeios – Um dos cartões postais de Visconde de Mauá é a cachoeira do “Escorrega”. Ganhou esse nome porque as pessoas nos dias mais quentes deslizam por uma queda d´água em forma de escorrega e mergulham numa piscina natural de águas límpidas. No caminho para lá se pode apreciar ainda a beleza da Véu de Noiva ou dar um refrescante mergulho no Poção, assim conhecido por ser uma imensa piscina natural. Segundo os entendidos a cachoeira Santa Clara é a mais bonita da região. Ali se pode até realizar a prática do rapel num paredão vertical. Da Maromba até lá são cerca de 2,5 quilômetros.


Turistas cruzam pontes sobre os rios que cortam Mauá

Gastronomia - Simpáticas lojinhas e restaurantes convidam a dar uma parada. Um deles é o da Rosinha, onde um empresário argentino, Pablo Fernando Ossipoff convida a degustar uma parrilha argentina, com assados de tira acompanhado de cervejas artesanais. “O nome da casa é em homenagem a um jumentinho que ficou famoso e muito querido em Mauá nas décadas de 80 e 90 e eu me afeiçoei ao animal ao ponde de batizar a casa com seu nome”, lembra ele. Informações e reservas pelo (24) 99247-6118.

Aliás a variedade gastronômica é um dos destaques da região. Basta dar uma passada no restaurante Trem de Minas onde diariamente um farto buffet a quilo com uma deliciosa comida caseira convida a uma parada. O local funciona de quinta a terça feira a partir das 12h e garanto que vale a pena tanto pelo sabor como pelo preço.


Pousada Serra da Mantiqueira

Hospedagem – São mais de 50 meios de hospedagem entre pousadas e hotéis. A maior parte deles inclui apenas o café da manhã nas diárias, com preços a partir de R$ 250,00, em média, o casal. Claro que tudo depende da época: feriados e período de férias há pacotes com tarifas especiais. Vale lembrar que em função de um problema de telefonia com a Oi, todas as reservas feitas diretamente nos hotéis são por meio de celular. Eu me hospedei na Pousada Serra da Mantiqueira. Além de ficar próximo a Maringá, onde se concentra o comércio principal fica em meio a uma área verde com jardins, piscina, chalés com todo o conforto, além de estacionamento privativo. O café da manhã era simples, mas saboroso. Nos fundos da pousada corre um rio e dá até para tomar banho em dias mais quentes. Os únicos detalhes que me chamaram a atenção, é que o mesmo não tem serviço de recepção. Os hóspedes ficam com a chave da pousada, coisa que eu não considero muito seguro nos dias atuais. O outro detalhe é que o hotel cobra taxas pela troca de toalhas e limpeza do quarto e você só é avisado disto depois que já está hospedado. Para quem não se importa, tudo bem. Para mais informações consulte o site:pousadadamantiqueira.com.br, ou contato@pousadadamantiqueira.com.br


Dicas: A depender da época boa parte das lojas e restaurantes só funciona de quinta a domingo. Isso diz respeito principalmente aos períodos de baixa temporada. Outra dica importante é que em alguns locais a internet não funciona, do mesmo modo que em Mauá não existem bancos ou caixas eletrônicos. O último que tinha foi destruído numa explosão, durante a tentativa de um assalto.

 

Informações: Podem ser obtidas junto a Mauatur ou pelo site: http://visiteviscondedemaua.com.br

 

 

14 visualizações0 comentário
bottom of page