top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Lençóis Maranhenses: descubra os encantos e a magia deste paraíso

Temporada turística começa na segunda quinzena de maio


Turistas se divertem nas lagoas - foto Luiz Marcos Fernandes

Você certamente já ouviu falar nos Lençóis Maranhenses. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação da natureza. O complexo atrai anualmente milhares de turistas e a temporada ideal para se curtir suas lagoas e dunas oscila entre junho e setembro. Fora deste período se corre o risco de encontrar apenas dunas e pouca água nas lagoas.


Caminhar pelas dunas cobertas com areias brancas no maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida. Tudo isso com a emoção de um passeio em veículos 4x4 credenciados especialmente adaptados para percorrer o terreno arenoso e alagado da restinga dos Lençóis Maranhenses. O circuito mais procurado em Barreirinhas é o da Lagoa Azul, que contempla também visitas à Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda e Lagoa do Peixe.


Vista aérea do complexo, um espetáculo à parte

Em seus 155 mil hectares, esse espetáculo da natureza abriga ecossistemas  a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade. Além da possibilidade de se curtir as lagoas, um outro programa que atrai os turistas são os passeios em lanchas “voadeiras” que cruzam o Rio Preguiças rumo às comunidades locais que vendem artesanato e contam com serviços de bar e restaurante para lanches e refeições rápidas. Como área protegida os passeios são conduzidos por guias credenciados.


Acesso  - A capital do Maranhão, São Luis fica  distante 260 km de Barreirinhas, e o trecho é todo asfaltado. Normalmente o percurso é de quatro horas de viagem. Normalmente as opções de de São Luis a Barreirinhas, para ir e voltar são de van, ônibus, táxi, ou carro alugado. Claro que existe a opção de voos a partir de São Luis, normalmente em aviões pequenos.


Pousada Encantes do Nordeste - foto Divulgação

Hospedagem - Para quem visita o destino, um local interessante para se hospedar é a cidade de Barreirinhas, que conta com grande quantidade de pousadas e pontos de partida de veículos 4x4 especialistas em desbravar a área. Entre as opções de hospedagem está a  pousada Encantes do Nordeste  em Barreirinhas. A mesma possui chalés rústicos privados e espaçosos, equipados com ar-condicionado, TV, banheiros privativos e varandas com redes de descanso. Para o lazer, os hóspedes desfrutam de uma piscina em um ambiente totalmente integrado à natureza. Para comodidade dos clientes, a pousada fornece serviço de transporte para São Luís e para a Praia de Jericoacoara, que fica nas proximidades, bem como um serviço de transfer do aeroporto. Conta ainda com restaurante e diárias com café da manhã.


Pousada Jurará entre as opções de hospedagem - foto Divulgação

No município também é possível visitar Atins, uma pequena vila de pescadores que conta com infraestrutura simples e a possibilidade de praticar esportes como caiaque e windsurf. Ali o sossego é garantido, com a possibilidade de apreciar lindas paisagens. Quem deseja se hospedar na vila tem a possibilidade de ficar na Pousada Jurará. Construída numa casa que pertenceu a um pescador, o espaço conta com acomodações que dispõem de ar-condicionado e banheiro privativo com chuveiro. A área comum contempla uma piscina para uso dos hóspedes. A pousada oferece ainda café da manhã com pães caseiros, bolos, geleias e sucos naturais. Tanto a Encantes do Nordeste quanto a Pousada Jurará fazem parte do portfólio da BS Hotéis, empresa do grupo Brazil Sales

Informações: Para mais informações acesse: www.brazilsales.com.br

5 visualizações0 comentário

Comentarii


bottom of page