top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Festa da Uva marca comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Sul

Evento realizado em Caxias do Sul deve atrair 500 mil visitantes até o dia 3 de março


Desfiles com alegorias e personagens pelas ruas marcam o evento - foto Divulgação

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva já começou em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Os festejos tiveram início na tarde de quinta-feira, dia 15, no Parque de Eventos da Festa da Uva. A festa marca também o início das comemorações dos 150 anos da imigração italiana na região.  A 34ª Festa da Uva tem como tema Caminhos e Lugares, que remete ao desembarque dos imigrantes que povoaram a região a partir de 1875. O evento conta com inúmeras atrações que exaltam a cultura, a gastronomia e a força da economia local. A expectativa é de um público total estimado em 500 mil pessoas ao longo da programação. 


Além do Desfile Cênico (com edições nos dias 15, 17, 21, 25 e 28 de fevereiro e 2 de março), a Festa inclui Jogos Coloniais nas comunidades, shows nacionais e regionais de diferentes gêneros musicais, apresentações do espetáculo Som & Luz, espaço para as crianças no Téti na Festa da Uva e os eventos de gastronomia Saguzaço, Polentaço e Uvada da Nona (uvada gigante). Espaços como a Vila das Cervejas, Vila dos Distritos e as feiras agroindustrial e multisetorial – com cerca de 400 expositores -, também podem ser visitados.


As uvas são as estrelas principais da festa - foto Divulgação

A grande atração da Festa é a Exposição de Uvas, em espaço em forma de parreiral, com 1.800 cachos de uva somando 600 kg, e a Mostra de Uvas premiadas de Caxias do Sul. Nos dias de festa, cerca de 150 toneladas da fruta serão distribuídas ao público. O evento se estende até o dia 3 de março, e o público poderá visitar a Festa da Uva de segunda-feira a quinta-feira das 14h às 22h; nas sextas-feiras das 14h às 23h; aos sábados das 10h às 23h e aos domingos, das 10h às 22h.


Realizado pelo Sesc/RS em parceria com a Comissão Comunitária da Festa, o Espetáculo Som & Luz é uma atração à parte e volta a ser apresentado depois de oito anos com uma nova concepção. O Som & Luz  conta a história da colonização italiana de maneira muito bela. A reabertura do Som & Luz foi restrita a convidados. Mais informações pelos telefones (54) 3209-8250, WhatsApp (54) 97400.6473 (WhatsApp) ou, ainda, pelas redes sociais do Sesc Caxias do Sul. 


Para quem tem planos de participar da festa mas não se programou com antecedência, o primeiro passo é garantir sua hospedagem, seja em Caxias do Sul ou nas cidades próximas, em função da grande procura. Vale lembrar que durante todo o evento haverá comercialização de produtos regionais típicos incluindo cucas, geléias, pães caseiros e polenta frita. Para mais informações sobre a Festa Nacional da Uva, incluindo a programação com shows e desfiles, pode-se obter as mesmas através do site: https://www.festadauva.com.br/



Destaque também para o Desfile Cênico da 34ª Festa Nacional da Uva que é realizado ao longo da rua Sinimbu.Com o lema Cucagna: ndove se sogna, se magna e se fà festa!, o Desfile apresenta ao público uma atmosfera intimamente ligada à realização de sonhos. Assim como todos os outros corsos que a comunidade poderá conferir até março, a estreia contou com 25 cenas, divididas em três quadros: Cucagna ndove se sogna representando a fusão do mundo fantástico atrelado à vida real, onde infelizmente martírios como a fome e os conflitos se fazem presentes; Cucagna andove se magna! representando a concretização dos sonhos; e Cucagna ndove se fà festa representando a alegria da realização da vida em sua completude.


Vista do complexo - foto Antonio Lorenzett

Os próximos Desfiles Cênicos estão marcados para os dias 17 de fevereiro (sábado), 21 de fevereiro (quarta-feira), 25 de fevereiro (domingo), 28 de fevereiro (quarta-feira) e 2 de março (sábado). Caso um dos desfiles precise ser cancelado em virtude do mau tempo, há duas datas extras agendadas: 23 de fevereiro (sexta-feira) e 3 de março (domingo).Os Desfiles iniciam sempre às 20h e ocorrem na rua Sinimbu, entre as ruas Alfredo Chaves e Dr. Montaury. A partir das 19h, a população poderá conferir o Pré-Desfile, com exposição de ônibus e carros antigos, distribuição de uvas, execução da música-tema deste ano, “Mérica”, de Éder Bergozza na voz de Rafa Gubert e Tita Sachet, e muito mais.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page