top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Cidades Históricas de Minas: uma viagem ao passado e um rico patrimônio histórico

Atualizado: 2 de out. de 2023

Descubra os encantos de Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei

Cidades como Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei sempre foram conhecidas pelo seu rico patrimônio histórico e uma gastronomia típica única, além da tradicional hospitalidade. Durante o mês de fevereiro o cenário nestas cidades ganha um clima mais festivo com a folia do Carnaval.

Ouro Preto - A mais conhecida das cidades histórica tem no seu casario colonial, igrejas e restaurantes típicos, aliada a simpáticas pousadas, um cenário ideal para quem deseja realizar um viagem pelo tempo do Brasil Colônia. Várias agências de viagens oferecem passeios de Belo Horizonte a Ouro Preto, num percurso rodoviário com menos de duas horas de duração. A tranquilidade da cidade só muda com a chegada do Carnaval em fevereiro. Considerado o maior carnaval universitário do Brasil, o Carnaval em Ouro Preto é o mais tradicional de Minas Gerais! A cidade conta com mais de 300 repúblicas estudantis Elas costumam oferecer pacotes completos, com diversas festas temáticas, comidas e muitas bebidas para quem tem disposição e quer curtir intensamente a folia de Momo. Outra alternativa são os blocos carnavalescos, que sobem e descem as ladeiras da cidade, além dos shows de artistas famosos – em 2023, já estão confirmados Luisa Sonza, Ludmilla e Dennis DJ, por exemplo.


Tiradentes e São João Del Rei- Na mais bem conservada das cidades históricas de Minas, não faltam também programas turísticos. O mais conhecido deles é o trem Maria Fumaça que faz a ligação com São João Del Rei, num passeio divertido e uma paisagem repleta de áreas verdes e montanhas. Afora isso, a cidade tem seu charme nas ruazinhas intercaladas por lojinhas que comercializam todo tipo de suvenirs e lembrancinhas, sem falar nos restaurantes típicos, pousadas de charme museus e igrejas. centenárias

Já o Carnaval é, tradicionalmente, sinônimo de folia em família ao ritmo de antigas marchinhas e diversão garantida com os blocos que desfilam pelas ruas dessa histórica cidade que completou 301 anos. A cidade vizinha de São João Del Rei tem os bairros históricos ainda preservados com seus museus e igrejas. A Igreja de São Francisco de Assis de 1774 é um dos principais marcos da arte colonial brasileira, ganhou fama pela beleza de sua arquitetura, pela riqueza de sua talha e pela participação nas obras do mestre Aleijadinho. Devido a sua importância, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) junto com todo o seu acervo. Depois de dois anos sem Carnaval a tradicional cidade mineira volta a comemorar a folia de Momo com toda a pompa. Um dos momentos mais aguardados da festa de Momo em São João acontece no entardecer do domingo de Carnaval. Nele, no cenário setecentista do Largo do Rosário a alegria dá piruetas com a folia, voltam cem anos no tempo e trazem para a rua o Carnaval de Antigamente. A banda, centenária, sopra em seus metais marchinhas da infância de nossos avós, e à frente dela, famílias inteiras se divertem. Palhaços, pernas de pau, bailarinas, arlequins, colombinas, piratas, espanholas, mágicos, ciganinhas, toureiros, acrobatas, havaianas, borboletas, joaninhas se apresentam.

Dicas - Durante a temporada de verão se recomenda fazer reserva das pousadas e hotéis com antecedência em função da grande procura, principalmente em feriados como o do Carnaval. Outra dica importante é lembrar que como a maioria das ruas são calçadas com pedras do tempo imperial, o ideal é usar sempre calçados confortáveis e roupas leves. Tanto museus como igrejas costumam cobrar ingressos e têm horários restritos de visitação. O ideal é consultar pela internet sobre essas informações.

Informações - Para saber mais sobre o roteiro destas cidades históricas basta consultar o site: https://www.minasgerais.com.br/



13 visualizações0 comentário
bottom of page