top of page

Conservatória (RJ)

  • Foto do escritor: Luiz Marcos Fernandes
    Luiz Marcos Fernandes
  • 21 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Distrito no vale do Café mantem viva a tradição das serestas


A tradição das serestas é um dos atrativos turísticos da Cidade

O pequeno distrito de Conservatória, localizado na região Sul Fluminense sempre foi conhecido pelas serestas e o amor pela música. Para manter a sua tradição, a cidade que tem no turismo sua principal atividade junto com a produção leiteira e agrícola, comemora o Dia do Seresteiro com uma programação que se estende até o dia 26 deste mês. A data homenageia o maior cantor de serestas do país, o carioca Silvio Caldas, que com voz grave melodiosa e seu violão seduzia os apaixonados.

 

Acesso - Me recordo que ainda na década de 80 conheci como jornalista esse destino e na ocasião fiz uma reportagem para o Jornal do Brasil com o título “A vila das ruas cantantes”, uma vez que a numeração de suas casas era substituída pelo nome de músicas da MPB. Na ocasião, o acesso a partir de Barra do Piraí era de terra. Isso mudou e atualmente todo o trecho está asfaltado. Na época tive a oportunidade de participar da inauguração do hotel fazenda Vilarejo a convite de seu João e Dona Lili, um casal simpático que apostava no futuro deste destino.

 

Programação - O musical distrito de Conservatória, na região do Vale do Café, tem programação especial para comemorar a data. A festa começa na sexta-feira, 24, às 20h, com apresentação de projetos musicais contando a história da serenata. A tradição se mantêm ao longo do ano, sempre aos sábados, a partir das 23 horas quando a melodia dos seresteiros se espalha pelas ruas. Mantendo vivo este patrimônio do destino, o Hotel Fazenda Vilarejo realiza sua seresta nas tardes de quinta, das 16h30 às 18h30, no Espaço Lareira, ao ar livre.

 

 Um dos músicos mais antigos de Conservatória e um dos seresteiros que se apresentam no Hotel Fazenda Vilarejo, seu Edgar Carielo Vilela lembra que as serestas sempre fizeram parte da história do distrito: “Sou seresteiro há 44 anos, comecei com 29 anos, e amo o que faço. O movimento das serestas cresceu muito na década de 90.  Hoje em dia, todo sábado tem seresta saindo às 23h da estátua do seresteiro José Borges. É uma tradição que todo seresteiro faz questão de manter”, completa.

Atrativos - Quem visita a cidade e tem a oportunidade de passear por suas ruas estreitas deve conferir com calma seus atrativos onde estão localizadas simpáticas lojinhas que comercializam desde produtos artesanais até doces, compotas e queijos. Vale também aproveitar para tirar fotos na velha Maria Fumaça e fazer passeios com direito a refrescantes banhos de cachoeira. Nos restaurantes a comida caseira tem sucesso garantido e na parte noturna os bares da cidades recebem turistas para uma animada programação. Nos finais de semana acontece sempre uma feirinha de artesanato. Tudo com direito a uma visita ao museu da Seresta.

Hotel Fazenda Vilarejo, opção de hospedagem - foto Divulgação

Hospedagem - Com quatro décadas, o Hotel Fazenda Vilarejo já faz parte da história de Conservatória. Neste mês de maio, o hotel ainda realiza o Arraiá Vilarejo, com comidas, música, danças, decoração e brincadeiras típicas. O empreendimento oferece um sistema all inclusive com seis refeições ao dia, além de sucos, bolos e petisco que podem ser degustados em sete pontos de alimentação. Na área do hotel, que tem 1 milhão de metros quadrados, tem mais de 30 tipos de atividades para todas as idades, desde recreação na piscina com toboágua, espaço kids, fazendinha, pesqueiro, até Parque Radical, onde tirolesas, arvorismo e paredão para escaladas desafiam os mais corajosos.

 

Fátima Rodrigues, gerente do Hotel Fazenda Vilarejo, conta que a vocação musical do destino é um ponto forte do turismo local “Aqui temos música o ano todo, e não são só as serestas. Os bares têm música ao vivo, tem chorinho… Se você vem para Conservatória de quinta a domingo, não tem como não apreciar música boa”, explica ela.  O Hotel Fazenda Vilarejo fica Rodovia Canção do Amor, 13.685 – Conservatória / Valença. Informações e reservas  podem ser feitas por meio do site www.hotelfazendavilarejo.com.br/


Comments


bottom of page