Confira as dicas e novidades tecnológicas do mercado de turismo
Plataformas utilizam a IA Generativa como ferramenta a quem vai viajar
O uso da tecnologia tem beneficiado diferentes setores da sociedade incluindo o turismo. Neste sentido Inteligência Artificial (IA) Generativa, por exemplo, tem se destacado por remodelar a forma como as viagens são planejadas, executadas e recordadas. Neste sentido, a Wizzi, uma plataforma de inteligência artificial capaz de oferecer sugestões de destinos personalizados e roteiros únicos para cada viajante, com sugestões de voos, hospedagens e passeios.
Tudo com o objetivo de agilizar e enriquecer as experiências de uma viagem, ao combinar preferências pessoais com análise de dados detalhada para sugerir atividades, restaurantes, acomodações e pontos turísticos que se alinham diretamente aos interesses do viajante.
De acordo com Alexandre Rodrigues gestor, CEO e cofundador da Wizzi a plataforma de inteligência artificial é mais uma ferramenta a quem tem planos de viajar. “Isso elimina a necessidade de pacotes genéricos ao oferecer uma experiência de viagem ajustada exclusivamente às preferências do usuário”, revela.
O planejamento é uma etapa que também exige tempo e pesquisa extensiva. A IA Generativa possibilita agilizar esse processo, fornecendo rapidamente informações organizadas e pertinentes. “Este benefício é valioso para pessoas com horários apertados ou que preferem minimizar o esforço da preparação para viagens”, pontua.
Para o especialista, a redução do estresse é outra vantagem significativa proporcionada pela Inteligência Artificial. “Com acesso instantâneo a informações e recomendações confiáveis, os viajantes podem se sentir mais tranquilos, sabendo que contam com os recursos necessários para qualquer cenário. Assim, desfrutam de suas viagens com menor preocupação”, declara.
Além de auxiliar no planejamento prévio, a IA Generativa também serve como fonte de inspiração para futuras viagens. “A tecnologia sugere destinos e atividades baseadas nas preferências e experiências anteriores dos usuários, promovendo a descoberta de vivências que não foram consideradas anteriormente”, relata. Alexandre acredita que a Inteligência Artificial Generativa está revolucionando a maneira como o turismo é conduzido, oferecendo personalização avançada e diminuindo o esforço e o estresse no planejamento de viagens.
Novas ferramentas com uso da IA sobre destinos turísticos
Imagine poder acessar com os mínimos detalhes, seja pela tela do computador ou do celular, qualquer destino turístico que você visita pela primeira vez. Com o uso da internet e das redes sociais é cada vez maior a facilidade de se obter todo tipo de informações, a respeito dos mesmos. Desde o mês passado já começou a ser oferecido uma nova ferramenta usuários do Google Maps, desta vez com o uso da inteligência artificial. Trata-se de um chat inteligente com visão imersiva e que permite realizar um tour completo em 3D sobre o local escolhido.
Claro que seu agente de viagens, ou mesmo uma consulta ao Google ajudam muito, mas é bom saber que a cada dia novas ferramentas estão sendo oferecidas aos turistas para facilitar a busca de informações detalhadas sobre bons hotéis, restaurantes, atrativos turísticos e tanta coisa mais. Foi-se o tempo dos mapinhas e guias que tanto ajudavam o turista a obter esse tipo de ajuda. Recentemente o Google confirmou que tem turbinado a sua ferramenta de mapas e isso inclui tanto destinos nacionais, como internacionais. Alguns destes programas ainda estão em fase de testes dentro do estágio de desenvolvimento. A ideia é permitir que as pessoas possam obter todo tipo de informações a respeito do programa escolhido antes de sair de casa.
Os comandos permitem aos usuários acessar comandos (prompts) e saber detalhes do local como horários de funcionamento, imagens e até detalhes onde se encontra um brechó ou algum restaurante com especialidade única. Com a nova ferramenta é possível até consultar as atividades indicadas para um dia chuvoso na cidade do seu interesse. Essa visão ampliada da ferramenta batizada como “Lens in Maps” já está disponível tanto em cidades dos Estados Unidos como Nova York, Miami e Los Angeles, entre outras. Na Europa já funciona em cidades como Amsterdam, Barcelona, Dublin, Florença, Londres e Paris, entre outras. No Brasil apenas São Paulo já conta com o uso desta tecnologia, por meio da plataforma “Live Vew” ou pesquisa com visualização ao vivo
Dá para ver até o trajeto escolhido antes mesmo de sair de sua casa, seja a pé, de carro ou de ônibus. Permite também estimar o tempo de chegada e saber informações a respeito do clima e do trânsito na hora da sua chegada. Dá até para ter uma visão ampliada da rua com informações sobre caixas eletrônicos, estação de metrô, bancos, restaurantes, cafeterias e lojas próximas. Basta apontar o celular para a direção desejada. A ideia é permitir que estabelecimentos e usuários possam visualizar os pontos turísticos e comerciais de modo a explorar o bairro em foco. O novo recurso permite também a impressão de mapas em 3D com imagens do cenário com atrativos de interesse do turista.
Comments