top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Turismo & Tecnologia: inovações e lançamentos do mercado

Atualizado: há 5 dias


Confira as dicas e novidades tecnológicas do mercado de turismo


 Novas ferramentas com uso da IA sobre destinos turísticos


São Paulo é a primeira capital no Brasil a contar com o serviço - foto Divulgação

Imagine poder acessar com os mínimos detalhes, seja pela tela do computador ou do celular, qualquer destino turístico que você visita pela primeira vez. Com o uso da internet e das redes sociais é cada vez maior a facilidade de se obter todo tipo de informações, a respeito dos mesmos. Desde o mês passado já começou a ser oferecido uma nova ferramenta usuários do Google Maps, desta vez com o uso da inteligência artificial. Trata-se de um chat inteligente com visão imersiva e que permite realizar um tour completo em 3D sobre o local escolhido.


Claro que seu agente de viagens, ou mesmo uma consulta ao Google ajudam muito, mas é bom saber que a cada dia novas ferramentas estão sendo oferecidas aos turistas para facilitar a busca de informações detalhadas sobre bons hotéis, restaurantes, atrativos turísticos e tanta coisa mais. Foi-se o tempo dos mapinhas e guias que tanto ajudavam o turista a obter esse tipo de ajuda. Recentemente o Google confirmou que tem turbinado a sua ferramenta de mapas e isso inclui tanto destinos nacionais, como internacionais. Alguns destes programas ainda estão em fase de testes dentro do estágio de desenvolvimento. A ideia é permitir que as pessoas possam obter todo tipo de informações a respeito do programa escolhido antes de sair de casa.


Os comandos permitem aos usuários acessar comandos (prompts) e saber detalhes do local como horários de funcionamento, imagens e até detalhes onde se encontra um brechó ou algum restaurante com especialidade única. Com a nova ferramenta é  possível até consultar as atividades indicadas para um dia chuvoso na cidade do seu interesse. Essa visão ampliada da ferramenta batizada como “Lens in Maps” já está disponível tanto em cidades dos Estados Unidos como Nova York, Miami e Los Angeles, entre outras. Na Europa já funciona em cidades como Amsterdam, Barcelona, Dublin, Florença, Londres e Paris, entre outras. No Brasil apenas São Paulo já conta com o uso desta tecnologia, por meio da plataforma “Live Vew” ou pesquisa com visualização ao vivo

 

 Dá para ver até o trajeto escolhido antes mesmo de sair de sua casa, seja a pé, de carro ou de ônibus. Permite também  estimar o tempo de chegada e saber informações a respeito do clima e do trânsito na hora da sua chegada. Dá até para ter uma visão ampliada da rua com informações sobre caixas eletrônicos, estação de metrô, bancos, restaurantes, cafeterias e lojas próximas. Basta apontar o celular para a direção desejada. A ideia é permitir que estabelecimentos e usuários possam visualizar os pontos turísticos e comerciais de modo a explorar o bairro em foco. O novo recurso permite também a impressão de mapas em 3D com imagens do cenário com atrativos de interesse do turista.

 

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page