top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Exterior: Novidades e dicas para quem vai viajar

Atualizado: 13 de out. de 2023

Confira aqui informações para seu próximo destino no exterior


Punta Del Este lança aplicativo com informações sobre o destino


Punta del Este, no litoral uruguaio, é um dos destinos turísticos mais cobiçados da América do Sul, segundo o prêmio Travellers’ Choice, realizado pelo site de viagens TripAdvisor. Suas belas praias costumam atrair turistas de todo o mundo no verão. Contudo, após a pandemia de Covid-19, observou-se que a sazonalidade deu lugar a um crescente desejo de residir na cidade. Com o intuito de auxiliar estrangeiros que buscam fixar residência, as empresas International College, Covello International e Andersen desenvolveram a plataforma Viví en Punta (https://vivienpunta.com/).


O projeto está ativo desde fevereiro deste ano e, no primeiro mês, ultrapassou 30 mil consultas. Atualmente conta com mais de 100 mil visitas na web. Viví en Punta é a primeira plataforma digital de aconselhamento e informação, criada para acompanhar a decisão de milhares de estrangeiros que pensam em Punta del Este como um lugar para começar uma nova vida.


As viagens ao Japão ficam mais acessíveis com a isenção de visto - foto Divulgação

Japão isenta brasileiros de visto

Após a abertura total das fronteiras japonesas em outubro de 2022 e o fim das exigências preventivas da Covid-19, em abril deste ano, o governo do Japão anunciou que irá implementar a isenção de visto para cidadãos brasileiros de passaporte comum que desejem permanecer até 90 dias consecutivos no país.A medida já passa a valer a partir de 30 de setembro e foi confirmada pelo Primeiro Ministro Japonês Fumio Kishida, durante conversa com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em maio deste ano, por ocasião da Cúpula dos países integrantes do G7, na cidade de Hiroshima, no Japão.

Em reciprocidade, o governo brasileiro continuará a oferecer isenção também aos cidadãos japoneses que venham ao Brasil a partir da mesma data, 30 de setembro de 2023. Celebrando os 115 anos de imigração japonesa no Brasil, a medida fortalecerá os laços humanos, culturais e comerciais entre os dois países, e deverá também estimular o turismo em ambas as direções.

O entusiasmo da JNTO pelo mercado brasileiro é compartilhado por Michiaki Yamada, Diretor Executivo da organização em Nova York. “Temos observado um interesse crescente dos brasileiros em visitar ou revisitar o Japão, o que nos alegra muito. Para contemplar essa procura, neste ano tornamos a expor no Festival do Japão, e, pela primeira vez, participamos da feira de turismo de luxo ILTM Latin America, ambas em São Paulo. Agora, com a facilidade proporcionada pela isenção de visto, desejamos divulgar todos os encantos do Japão, mas em especial aquelas atrações menos conhecidas e ainda assim, fascinantes”, conclui Michiaki Yamada.

Assistência gratuita - Para atender à demanda de turistas do Brasil, a JNTO - Organização Nacional de Turismo Japonês disponibiliza o Tourist Information Desk, localizado na Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52), com uma equipe especializada que oferece, gratuitamente, amplas informações sobre como e quando viajar para o Japão, onde se hospedar, o que comer e visitar, entre outras orientações valiosas.Interessados em planejar uma viagem ou simplesmente conhecer melhor o Japão podem visitar o Desk da JNTO aos finais de semana e feriados, ou a qualquer momento explorar o site https://www.japan.travel/pt/br/ com, dicas de viagem e muito mais.


Para uma viagem tranquila deve-se obter algumas informações antes do embarque - foto Divulgação

Dicas sobre compras de moeda e bagagem para quem viajar ao exterior

Quem viaja pela primeira vez ao exterior deve se inteirar de alguns procedimentos importantes, seja em relação a compras de moedas, bem como no que diz respeito a algumas informações sobre câmbio. O especialista em câmbio da Wit Wxchange, Hayne Exchange dá algumas dicas que podem ajudar em relação a essas questões. Confira abaixo algumas sugestões:

Compra de moeda - É sempre importante ter uma quantidade em espécie como garantia, pois não são todos os comércios que aceitam cartões e nem todos os lugares possuem sinal de internet. A desvantagem dessa opção é a falta de segurança em andar com o dinheiro. Independente da época, a melhor forma é levar parte do valor total em espécie e o restante em uma conta internacional.

Cartão pré-pago: é uma opção com custo alto devido ao IOF de 5,38%, porém é uma ótima opção para pais que querem controlar os gastos do filho no exterior ou empresas que querem controlar gastos de funcionários em viagens.

Câmbio - A taxa turismo é para os cartões pré-pagos e para compra da moeda em espécie, e é a taxa com maior custo. Já a taxa comercial serve para as transferências internacionais. Indicamos que as compras sejam realizadas de maneira fracionada. Isto é, comprar/operar em duas ou mais vezes. Para isso, é preciso se planejar com antecedência e acompanhar o mercado de câmbio. Desta forma, você pode aproveitar um momento de queda para garantir uma boa cotação e comprar parte do valor, e ainda ter tempo para caso a cotação caia ainda mais, de comprar a segunda parte. Assim, é possível realizar uma taxa média das operações/compras.O ideal é que você tenha essa preocupação com o câmbio no momento do planejamento da compra, ou seja, sempre antes da sua viagem; dessa forma você aproveita suas férias com maior tranquilidade. O acompanhamento deve ser feito através da cotação comercial da moeda.


Dicas - O valor do dólar recuou frente a muitos pares de moedas nos últimos meses, portanto, muitos turistas estão aproveitando o custo menor das viagens internacionais em países que trabalham com o dólar. Além disso, uma boa dica é escolher países onde o real tenha maior força, como Chile, Argentina, Peru, Colômbia e etc para que se tenha um poder maior de compra.


Cartões de crédito - Nunca indicamos a utilização de cartões de crédito devido ao alto custo das tarifas bancárias; além da taxa de conversão da moeda não ser evidente no momento da compra. O cartão tem IOF de 5,38%, que encarece muito as compras. Para quem prefere utilizar cartão, indicamos o uso de cartão de conta internacional, onde é possível realizar as "recargas" com IOF de 0,38% ou 1,1%.

Documentação - Diana Carvalho, especialista em turismo e CEO da Mundo4e.lembra que o primeiro passo, depois de definido o destino é providenciar a documentação. O passaporte tem validade para dez anos

Informações: procure obter o máximo de informações sobre o seu próximo destino. blogs, vídeos do YouTube, canais de viagem etc. Pesquise sobre as exigências de documentos necessários para o destino da sua viagem. Isso é muito importante e essencial para uma viagem internacional. Alguns destinos pedem autorização de viagem, comprovantes de vacinação contra febre amarela, Covid-19, seguro viagem com uma cobertura mínima, carteira internacional de motorista Um dos maiores erros que as pessoas cometem em viagens é não se preparar para ela. Veja onde é mais seguro se hospedar, quais são os riscos mais comuns e perrengues pelos quais os viajantes passam no lugar, a quem se deve procurar em caso de necessidade

Seguro viagem – É importante viajar com um excelente seguro viagem. Acredite: ele é o item mais importante. Não confie no seguro do cartão, e adquira o seguro com base na tríade do seguro viagem (seguradora – limites de cobertura – agente de viagem).

Extravio de bagagem - Em caso extravio no voo de ida, a companhia aérea deve garantir compensação financeira para a compra de itens essenciais até que a bagagem seja encontrada. O passageiro terá um limite para gastar e deve guardar as notas fiscais para apresentar à companhia aérea. Se a mala sumir de vez, o passageiro também será indenizado. Há um valor estabelecido para essa indenização, mas que pode ser discutido com a aérea ou até na justiça. Para qualquer dos casos, ao notar que a mala não chegou, o passageiro deve ter em mãos o comprovante de despacho e procurar imediatamente um funcionário da aérea para fazer o RIB - Registro de irregularidade de bagagem, documento muito importante.


A ilha de Páscoa no Pacífico reabriu aos turistas com voos semanais


Turistas poderão novamente ver as imensas estátuas de pedra - foto Divulação

A Ilha de Páscoa, distante 3.219 km da costa do Chile voltou a receber turistas. A partir de agosto será permitido o aumento dos voos (dois ou três voos semanais, consoante a situação epidemiológica) e a abertura do turismo, em condições que serão comunicadas antecipadamente. Os interessados em conhecer esse destino terão a oportunidade de realizar uma viagem no tempo. O destaque principal e cartão postal da Ilha são os "moais" que são nada mais do que 887 estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela ilha. Segundo os historiadores elas foram construídas entre 1250 e 1500 pelo povo Rapanui

e trouxeram fama e status a este Patrimônio Mundial da UNESCO.


Eu mesmo tive oportunidade de conhecer pessoalmente a Ilha de Páscoa há 17 anos atrás. Uma das recomendações é que se compre com as agências de viagens e operadoras os chamados pacotes turísticos que incluem visitas a Santiago e a Ilha de Páscoa. Claro que existe a opção de fazer passeios organizados por agências de turismo receptivo, mas o melhor é que pelo menos a hospedagem já esteja garantida. A Ilha conta com uma infraestrutura turistica razoável com bons restaurantes, hotéis, pousadas, museus e belas praias. O chamado turismo ecológico é o forte e inclui caminhadas por trilhas e visitas aos moais, o que exige um certo preparo físico. Não é aconselhável que se visite a ilha com crianças menores de 6 anos, pois a programação é voltada, na sua maior parte para adultos.



Reino Unido passa a exigir de brasileiros autorização prévia

O Reino Unido passará a exigir uma autorização eletrônica para entrada em seu território de turistas de nacionalidades que são atualmente isentas de visto, como é o caso dos brasileiros. A nova regra entrará em vigor em 2024, segundo o governo britânico. Estrangeiros que já necessitam de visto atualmente não precisarão do novo documento. Oficialmente chamado de ETA (Electronic Travel Authorisation), o formulário deverá ser preenchido online e funcionará como uma espécie de candidatura à estadia no país feita pelo viajante antes de embarcar


De acordo com informações da revista Travel and Leisure, diante das informações do passageiro, como dados do passaporte, identificação pessoal e de histórico de segurança, um sistema automatizado deve expedir uma resposta em um período de 48 a 72 horas. A aprovação deverá ser checada pelas companhias aéreas antes do embarque e também pelos oficiais de fronteira na chegada ao Reino Unido. Estarão isentos deste processo viajantes que possuírem cidadania britânica ou irlandesa. O objetivo da ETA é aumentar o controle de fronteiras e, assim, conter "ameaças" antes que possam adentrar o país.


Nova York: Museu de História Natural ganha novos atrativos

Quem for visitar Nova York terá mais uma opção de lazer, cultura e entretenimento. O Museu Americano de História Natural (AMNH), que inspirou filmes como "Uma Noite no Museu" e é um dos mais amados da cidade, vai inaugurar nesta quinta-feira (4/5) uma nova ala que promete se tornar um novo ícone de Manhattan. O novo Richard Gilder Center for Science, Education and Innovation é desenhado como um "canyon" — as formações geológicas moldadas pelo vento e pela água. Exibindo uma arquitetura de formas orgânicas, que lembram muito as curvas do genial arquiteto catalão Antoni Gaudí, o projeto foi idealizado pela arquiteta Jeanne Gang.


As obras incluem a da fachada que dá para Central Park West (2012 e 2021) e a do “castelo” na 77th Street (2009), que foram cuidadosamente restauradas. Estes grandes projetos incluem: a instalação de galerias de fósseis no quarto andar dedicadas a dinossauros, primeiros vertebrados e mamíferos e seus ancestrais extintos (1996). Outra novidade é a criação do Salão da Biodiversidade (1998) bem como do Centro Frederick Phineas e Sandra Priest Rose para a Terra e o Espaço, lar do novo Planetário Hayden e do Salão do Planeta Terra David S. e Ruth L. Gottesman (2000). O público poderá conhecer a reforma completa do Salão da Vida Oceânica Família Milstein (2003) e a reforma do Hall de Meteoritos Arthur Ross (2003)


**



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page