top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

Caminhos do Mar (SP): passeios pela natureza com trilhas e diversão garantida

Roteiro próximo a São Bernardo do Campo oferece caminhadas e passeio de tirolesa


Passeios de tirolesa com adrenalina pura - foto Divulgação

Quem curte natureza e caminhadas por trilhas; com direito a gratas surpresas como um passeio de tirolesa, garantia de pura adrenalina, o Parque Estadual Serra do Mar, no interior paulista é um convite a curtir as manhãs ensolaradas de outono. Neste roteiro, destaque para a unidade de conservação Caminhos do Mar. O complexo administrado pela Parquetur conta com tirolesa e passeios pelo Roteiro Histórico (8 km), trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e do Roteiro Ecoturístico (3,5 km), trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena. A Parquetur é uma empresa de parques naturais, que presta serviços de apoio aos visitantes dos parques, com foco na conservação e proteção da natureza com grande atuação na educação ambiental.


Considerado um importante corredor ecológico, o Caminhos do Mar interliga as regiões norte e sul de Mata Atlântica e ocupa uma área de preservação ambiental indicada para visitantes de todas as idades em razão do fácil acesso através da estrada. O passeio conta com uma trilha com oito quilômetros de extensão com nível de dificuldade fácil, que atravessa a Estrada Velha de Santos (fechada para tráfego desde 1985), e que tem como atrativo oito monumentos . Uma das atrações é a Calçada do Lorena, trilha de pedras com 3,5 km de extensão por onde D. Pedro I passou para proclamar a Independência, em 1822. É o primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, cujo objetivo era o tráfego de mercadorias no período colonial, e que hoje está aberto para passeio e visitação. O visitante ainda pode visitar uma terceira trilha, a Cachoeira da Torre mediante visitas agendadas. Tudo com direito a visitar a Base Náutica, com atividades de remo e canoagem, e passeios de bike oferecidos pela EV Bike Tour.


Para quem aprecia fortes emoções, a dica é curtir a tirolesa Voo da Serra, que interliga São Bernardo do Campo a Cubatão num trajeto que não dura mais do que 60 segundos pendurado com toda segurança em cabos com 500 metros de extensão . A novidade foi inaugurada em junho do ano passado. A decolagem acontece da Casa de Visitas, construção de 1926, e depois de sobrevoar o Pouso Paranapiacaba – um dos nove monumentos históricos que celebram a Independência do Brasil- e a Estrada Velha de Santos, a aterrissagem acontece nas Ruínas, monumento que ainda está em processo  de restauração –  mas que nunca perdeu seu charme.


Durante o período da Semana Santa o ingresso custa R$ 74,50 para o voo exclusivo e R$ 44,50 por pessoa para o voo duplo. Tudo com direito a uma parada no Café 1922 para saborear um bolinho de bacalhau com café. A atração é liberada para todas as idades. Crianças a partir de 5 anos podem se aventurar em voo duplo – quando for acompanhada por um responsável. A partir dos 8 anos de idade, ou de 35 kg, qualquer um pode voar sozinho. É preciso ficar atento às regras de segurança antes mesmo de sair de casa. O ingresso para a Tirolesa Voo da Serra dá direito de acesso ao parque e a realização do Roteiro Histórico e Roteiro Ecoturístico no mesmo dia do voo. Não estão incluídos estacionamento ou transporte interno e o horário de funcionamento é das 8h às 16h20

Mais informações são encontradas no site www.voodaserra.com.br

 

 

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page