Belém (PA)
- Luiz Marcos Fernandes

- 29 de out.
- 2 min de leitura
Cop30: capital paraense ganha novos atrativos e espaços culturais

O maior evento de preservação do meio ambiente das Américas terá início no próximo dia 09 em Belém. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – COP30), se estende entre os dias 10 e 21 de novembro (sendo que a cúpula de chefes de Estado acontecerá entre os dias 6 e 7 de novembro). O evento deve atrair mais de 40 mil visitantes à capital paraense.

Para atender este fluxo os responsáveis pelo evento vão Pontos de Informação Turística (PITs) com informações bilíngues para acolhimento aos visitantes que participarão da COP 30. Também estão previstas ações interativas, a disponibilização de totens digitais, estandes temáticos e a distribuição de materiais sustentáveis e informativos, reforçando a imagem de um Brasil comprometido com a biodiversidade e o turismo responsável.
A cidade também ganha novos atrativos. É o caso do Pavilhão Pará montado no Centro de Convenções na Avenida Augusto Montenegro, e funcionará entre os dias 17 e 21 de novembro. A estrutura será gerenciada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e contará com 144 estandes padronizados, praça de alimentação, palco para apresentações, espaço para rodas de conversa e estúdio para podcasts.

Já o Pavilhão Brasil é onde acontecem os eventos técnicos. No total, serão 286 eventos divididos em 4 auditórios nas Zonas Azul e Verde. Os pavilhões reunirão a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre o enfrentamento à mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e o Plano Clima.Os eventos nos Pavilhões Brasil ocorrerão entre 10h e 19h, com duração máxima de 60 minutos.
Outra novidade segundo o Instituto Cultural ARTÔ, será a a Freezone um espaço com domos geodésicos, arenas, painéis, shows, fóruns, gastronomia sustentável e atividades sensoriais que devem alcançar cerca de 120 mil pessoas durante os 12 dias da COP30. O espaço funciona na Praça da Bandeira, com shows gratuitos das artistas paraenses, arenas, painéis, shows, fóruns, gastronomia sustentável e atividades sensoriais que devem alcançar cerca de 120 mil pessoas durante os 12 dias da COP30.
Entre as inaugurações voltadas para moradores e visitantes está o Parque Linear Nova Doca que acaba de ser aberto a visitação.Localizado ao longo do canal da Doca e da importante Avenida Visconde de Souza Franco, o Parque Linear da Nova Doca foi realizado em parceria do governo do Pará com o Governo do Brasil, por meio da Itaipu Binacional, que investiu R$ 312,2 milhões. São 24 mil metros quadrados de área construída e requalificada, distribuídos ao longo de 1.200 metros de canal. Parque Linear da Nova Doca como um novo atrativo que oferece opções de lazer, convivência e contato com a natureza, com ciclovia, calçadas, áreas verdes, paisagismo e equipamentos para atividades físicas e contemplação. Mais informações sobre o evento pelo : https://cop30.br/pt-br






Comentários