top of page
  • Foto do escritorLuiz Marcos Fernandes

AquaRio: uma viagem fantástica pela fauna e flora do fundo do mar

Maior aquário marinho da América do Sul atrai cerca de 1 milhão de visitantes anualmente

Uma viagem repleta de gratas surpresas

Localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, o AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul atrai desde 2016 cerca de 1 milhão de visitantes e turistas anualmente. Num espaço de 26 mil metros quadrados, o complexo reúne um acervo da fauna e flora marinhas com mais de oito mil animais, entre répteis e peixes. Além da mostra, o complexo inaugurado há sete anos tem como um dos seus objetivos a educação ambiental, a pesquisa e a observação. De acordo com o biólogo Rafael Franco, gerente técnico do AquaRio que fez parte da equipe que idealizou o projeto, além de ser uma atração turística, o complexo é um grande laboratório de pesquisas científicas.


As várias espécies de tubarões são uma atração à parte

“Contamos com uma equipe técnica de 62 profissionais, entre técnicos e biólogos. Além do mais, somos líderes mundiais neste segmento na produção de artigos científicos. Para isso, contamos com parcerias com grandes universidades e centros de pesquisa”, destaca. Sob a coordenação do Grupo Cataratas, o AquaRio recebeu a Certificação de Bem-Estar Animal emitida pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria com a Wild Welfare Worldwide e o selo Friend of the Sea. A cada ano, o público é presenteado com novas atrações. A mais recente foi a Galeria dos Corais, que conta com mais de 100 espécies. Já para o verão, está prevista a inauguração de um novo espaço com uma nova atração para o público.


Salão de entrada com atrativos

Com 4,5 milhões de litros de água e 350 espécies diferentes em exposição, o mergulho nesta aventura começa logo na entrada, onde é possível observar o esqueleto de uma baleia Jubarte de forma gratuita. Ao adquirir o ingresso para conhecer a atração, o visitante inicia um tour por um circuito com diversos aquários, com os animais mais emblemáticos dos oceanos. A incorporação de novos animais depende de vários fatores, como acontece com as raias, que estão ameaçadas de extinção.



Durante o passeio é possível alugar carrinhos para as crianças


Eu, na condição de jornalista, tive o privilégio de participar da inauguração deste complexo marítimo. Em setembro deste ano voltei a visitar o mesmo e pude constatar as inúmeras novidades implementadas, destinadas a ampliar o leque de atrativos para o público de todas as faixas etárias. Uma delas foi o Museu de Cera, que na época que eu fui inicialmente ainda não existia. Do mesmo modo que a exposição Mar de Espelhos ainda era parte de um projeto. Pude constatar também o encantamento dos turistas que a todo momento fazem questão de registrar cada detalhe do passeio.


Aquários com peixes de diversas cores

Vale lembrar que o público em geral tem o apoio de uma equipe de biólogos e monitores ambientais. Durante o trajeto, há pontos de atividades educativas com foco na preservação marinha, onde as crianças podem brincar e aprender de forma lúdica a cuidar do planeta. Além de ser uma mostra turística permanente, o AquaRio funciona como uma ferramenta de preservação das espécies. Um dos ambientes, chamado “Pequenas Riquezas ", abriga os filhotes nascidos no atrativo, fruto do trabalho de pesquisa de reprodução das espécies.


O túnel com a vista do fundo do mar

Próximo ao fim do circuito, é possível passar pelo túnel do grande tanque oceânico, que é um dos pontos altos da visitação, pois o mesmo dá a sensação ao visitante que está submerso junto com os animais, como se estivesse no fundo do mar. Nesse espaço é possível observar diversas espécies, como o tubarão, as raias e outros tipos de peixes.


Exposição "Mar de Espelhos"

A exposição "Mar de Espelhos": suas ilusões ópticas divertem os visitantes

Entre os atrativos, os turistas têm a oportunidade conhecer também a mostra “Mar de Espelhos", cujo ponto alto da visitação é o labirinto Meandros, capaz de exibir um jogo de ilusões que permite ao visitante se enxergar de diferentes ângulos. Para chegar ao “Mar de Espelhos", basta se dirigir ao segundo andar do AquaRio. A aquisição de ingressos pode ser avulsa, com preços a partir de R$30 ou através do combo junto com o ingresso do AquaRio, por um valor promocional.


Dicas aos visitantes

O uso do telefone para tirar fotos é permitido, no entanto, é proibido o uso do flash, visando manter o bem-estar dos animais. Existem profissionais de educação ao longo do circuito disponíveis para sanar as eventuais dúvidas do público. A visita guiada acontece especialmente durante as visitas escolares. No lobby do AquaRio há uma lanchonete com opções para lanches, café e até mesmo refeições. Dentro do circuito há pontos de lanchonete, onde é possível adquirir pipoca, salgados, pão de queijo, café e bebidas. Na saída do atrativo há uma linda loja de souvenir, personalizada, com variadas opções de lembrancinhas desse passeio. Não deixe de conhecer também o Museu de Cera, com suas estátuas de personalidades nacionais e internacionais. Vale lembrar também que o complexo conta com serviço de estacionamento cobrado à parte e com preços especiais para os visitantes.


Serviço

Horário de funcionamento do AquaRio: 9h às 17h (dias de semana; último acesso às 16h) // 9h às 18h (finais de semana e feriados; último acesso às 17h). O complexo está localizado na Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio) . Os ingressos avulsos para o AquaRio custam a partir de R$75 por pessoa. Há opções de combos variados com outras atrações, como o Mar de Espelhos, o Museu de Cera, o BioParque do Rio ou as Paineiras Corcovado. Crianças menores de três anos não pagam ingressos. Já as visitas escolares acontecem por meio de um agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: visita.escolar@grupocataratas.com ou pelo telefone (21) 3613-0705.


Para consultar valores acesse o site: https://ingressos.aquariomarinhodorio.com.br/.

Para mais informações sobre o “Mar de Espelhos” acesse o Instagram: @mardeespelhosrj


43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page