• Luiz Marcos Fernandes

Amsterdam: o paraíso das tulipas

Atualizado: 12 de mai. de 2021


Turistas se encantam com o jardim das tulipas

Nas minhas idas para a Amsterdam (foram três visitas no total), tive sempre como objetivo realizar matérias jornalísticas que destacassem seus atrativos. Essa cidade sempre despertou minha curiosidade por causa de três aspectos: o fato de ser a capital da Holanda, a fama de seu patrimônio artístico (com destaque para o Museu Van Gogh) e seu sistema de transporte, que conta com a presença maciça das bicicletas que disputam espaço com os trens de superfície, tipo VLT. Além desses aspectos, Amsterdam também é sempre associada aos seus belos jardins de tulipas e à sua movimentada vida noturna. Se você tem planos de conhecer ou rever esta bela cidade, o período escolhido pode tornar sua visita mais ou menos divertida.


Festas

Se você gosta de festas, nada melhor do que chegar na cidade em datas específicas como no dia 27 de abril quando se comemora "o dia do Rei". A capital holandesa se transforma num verdadeiro palco festivo nesta data, contando com grupos de jovens passeando nos barcos pelos canais e lotando os bares com suas cantorias.


Natureza

A temporada de verão entre junho e agosto é um período encantador para curtir os jardins e as áreas verdes da cidade, como é o caso do Vondelpark, o maior e mais famoso parque de Amsterdã. Nos dias de sol, este parque atrai uma grande quantidade de turistas e de moradores que buscam não apenas a área verde, mas também seus lagos, pista de corrida, bares e restaurantes. Nada melhor do que ficar apreciando a paisagem ao descansar em seus imensos gramados. Se você pretende visitar a região às vésperas do verão europeu, não deixe de conhecer Keukenhof, o maior e mais belo parque de tulipas do mundo que fica localizado próximo à cidade de LisseMas, sendo de fácil acesso para quem está em Amsterdã. Esta é a época ideal para visitar este cenário mágico e encantador, com seus passeios pelas alamedas com tulipas de todos os tipos, cores e tamanhos. Dentro do Parque um imenso moinho é outro ponto que também deve ser visitado. Dá para subir as escadas interiores até alcançar uma vista privilegiada lá de cima. O complexo conta ainda com estufas de flores e serviços de bar e restaurante. É um programa para você passar uma manhã inteira.


Passeios pelos canais e vista do casario antigo

Dicas

Você pode se comunicar tranquilamente em inglês ao andar pela cidade. Observe com atenção as faixas de ciclovias, pois o pedestre não pode transitar por elas. Se um ciclista vier a se acidentar por sua causa, você terá que pagar uma multa e arcar com os custos pessoais e materiais, então fique atento! Para economizar nas despesas, adquira o cartão I amsterdam City Card válido por 24h, 48h, 72h, 96h ou 120 horas. Com o City Card, você tem acesso aos meios de transporte públicos, além de receber entradas gratuitas para os melhores museus e atrações da cidade, descontos em compras, brindes e ofertas especiais. O preço é de 65 euros.


Bicicletas: transporte oficial na cidade

Cultura

Quem é amante das artes não pode deixar de se aventurar pelos museus da capital, que estão entre os principais atrativos para quem visita Amsterdam. Há mais de 50 museus na cidade e isso resulta em uma pergunta que costumo ouvir com frequência: “quais são os melhores museus em Amsterdam a serem visitados?". Comece por uma ida ao museu Van Gogh, espaço com a maior coleção de pinturas do artista do mundo. O museu apresenta em seu acervo dados sobre a história do artista, o contexto em que criou as obras, as ambições pessoais de Van Gogh, os mitos que o cercam e sua influência até os dias de hoje. Obras mundialmente famosas, que contam com girassóis, amendoeiras em flor e outros temas exigem pelo menos três horas para uma visitação, que pode ser guiada. O museu também organiza três exposições temporárias a cada ano e se você não pretende enfrentar filas, o ideal é comprar seu ingresso com antecedência pela internet.

Após uma reforma que durou uma década, o Rijksmuseum é outro espaço cultural que deve ser visitado, pois conta com as mais renomadas obras de pintores como Rembrandt (incluindo The Night Watch – A Ronda Noturna) e muitos outros mestres como Frans Hals, Jan Steen e Jan Vermeer.


Marco turístico da cidade

Gastronomia

Um alimento muito comum nas barracas de rua de Amsterdam são as batatas fritas, que costumam ser servidas em um cone de papel, acompanhadas de muita maionese ou outros molhos. Já os FEBO são famosos estabelecimentos de fast food, os mais conhecidos de Amsterdam que têm dezenas de máquinas nas quais você pode encontrar cachorro quente, croquetes e hambúrguers. Quanto à bebidas, as cervejarias da cidade têm seu público cativo. Uma das cervejas holandesas mais conhecidas é a Pils, de aparência clara e espumosa. As marcas mais conhecidas da Pils são a Heineken e a Grolsch. Se você aprecia uma boa cerveja, tenho certeza de que vai gostar do Gollem's Proeflokaal, que conta com mais de 60 tipos de cervejas. Em mercados gastronômicos como a Albert Cuyp você poderá saborear o arenque cru, entre outras iguarias.


Moinhos de vento: cartão postal da Holanda



















Arredores

Se você estiver com tempo, aproveite para conhecer cidades próximas de Amsterdam. É o caso de Kinderjik, uma pequena vila que se destaca pelos inúmeros moinhos holandeses que enfeitam sua paisagem. A cidade conta com uma infraestrutura de restaurantes, bares e centros de conveniência e artesanato, além das casas dos primeiros colonos que ali se instalaram. Já Nijmegen é a cidade mais antiga da Holanda, com mais de 2.000 anos de existência. Entre seus destaques está um museu a céu aberto, o Openluchtmuseum, distante 30 minutos do porto de Amsterdam. Lá você poderá pegar um bonde que circula por pequenos espaços temáticos como o Museu da Cerveja, a vila típica holandesa, o museu dos trens, o espaço infantil com brincadeiras interativas, sem esquecer os tradicionais moinhos e jardins.


Informações

Podem ser obtidas por meio do site: www.ducsamsterdam.net

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo